segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vitaminas, minerais e suplementação nos jogadores de futebol



Os micronutrientes desempenham um papel importante na produção de energia: síntese de hemoglobina, manutenção da massa óssea e função imune.
Por se exercitarem por muito tempo sob alta intensidade e, também, por viajarem bastante e dependerem de cardápio de restaurantes locais, os atletas correm o risco de ingestão inadequada de vitaminas e minerais.
As pessoas ativas fisicamente perdem minerais através do suor excessivo, das fezes e da urina. Para repor esses minerais, os atletas têm uma dieta balanceada em alto consumo de carboidrato, moderado de proteína e baixo de lipídeos. Se não for seguida a dieta adequada, pode comprometer a capacidade aeróbia e anaeróbia do jogador.
A suplementação, tanto de vitaminas quanto de minerais, pode ser útil quando há necessidade de compensar dietas deficientes devido ao estilo de vida. Geralmente, a suplementação no futebol está associada à dieta inadequada e à ingestão de álcool.
Mas a suplementação, persistente ou excessiva, em atletas com metabolismo normal, tanto de vitaminas como de minerais, pode trazer como resultado o desbalanço nutricional.

Referências:

http://www.youtube.com/watch?v=BxnLgsVOdig

http://www.actafisiatrica.org.br/v1%5Ccontrole/secure/Arquivos/AnexosArtigos/013D407166EC4FA56EB1E1F8CBE183B9/vl_06_n_02_70_77.pdf

Aspectos nutricionais do futebol de competição - Isabela Guerra, Eliane de Abreu Soares e Roberto Carlos Burini


Postado por: Laís do Nascimento Cintra

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, insistimos na idéia de que vocês devem escrever seus proprios textos e não somente recorta-los. Busquem mais informações sobre o que vão escrever, uma leitura crítica do texto é importante. Procurem relacionar mais adequadamente os textos por vocês escritos e as disciplinas atuais. Esta muito Fisiologico o tema, ok?