sábado, 18 de junho de 2011

Ciclo ovariano, é somente a ovulação?

Quem nunca parou para pensar, o que seria ciclo ovariano? se incluia somente a ovulação ou a menstruaçao?
Como essas são perguntas interessantes e curiosas, que tal falarmos um poquinho sobre esses tais ciclos ovarianos e se a ovulação ou a menstruaçao participam?
Então vamos lá..
Afinal, o que seriam esses tais ciclos ovarianos?
Os ciclos ovarianos são ciclos na qual todas as mulheres passam, mensalmente, as quais envolvem o hipotalamo, a hipofise, os ovarios e o utero. Esses ciclos preparam o sistema reprodutor feminino para uma futura gravidez.
Como esses ciclos ovarianos envolvem o hipotalamo, a hipofise, consequentemente vai envolver hormanios. E quais são esses hormonios? Hormonio Foliculo Estimulante (FSH) e Hormonio Liteinizante (LH). De uma forma geral e mais resumida, onde eles atuam? o que eles são? e porque são importantes para o ciclo ovariano?
Tanto o Hormonio Foliculo Estimulante (FSH) como o Hormonio Liteinizante (LH) são produzidos na hipofise, o FSH estimula a maturação dos foliculos ovarianos e produz estrogeno na mulher. O LH age em conjunto com o FSH na produção de estrogeno.
Otimo, entendemos o que são esses dois hormonios, mas o que eles tem a ver com os tais ciclos ovarianos? Eles tem tudo haver com esses ciclos, entao vamos entender um pouquinho como eles atuam.
As gonadotrofinas (FSH e LH) produzem modificaçoes ciclicas nos ovarios, ou seja, desenvovimento dos foliculos, ovulação e formação do corpo luteo.
Em cada ciclo , o FSH promove o crescimento de 5 a 12 foliculos primarios, entretanto, apenas um deles se desenvolve e se torna um foliculo maduro, rompendo a superficie da parede ovariano e liberando o ovocito. A maioria dos foliculos degeneram, nunca atingindo a maturação.
E o que seria esse desenvolvimento folicular?
Esse desenvovimento dos foliculos é induzido pelo FSH, porem para os estagios finais de maturação é necessario a atuaçao do LH. Foliculos em crescimento produzem estrogeno, um hormonio sexual feminino que regula o desenvolvimento e a funçao dos orgaos reprodutores.
E o que seria a ovulação?
A ovulaçao ocorre nas 2 semanas anteriores ao proximo periodo esperado, por volta do 14º dia após o 1º dia do periodo menstrual, num ciclo normal de 28 dias.
Sob a influencia do FSH e do LH, o foliculo passa por um subito crescimento, produzindo uma saliencia na parede do ovario. Um pequeno pontinho oval e avascular, denominado como estigma, logo aparece nessa superficie saliente. Durante a ovulaçao, a parede do ovario se rompe na regiao do estigma e expulsa o ovocito juntamente com o fluido folicular proveniente do do foliculo e do proprio ovario. Algumas mulheres nao ovulam devido a liberaçao inadequada de gonadotrofinas e , consequentemente sao incapazes de engravidar.
E o corpo luteo, seria o resto do foliculo?
Vamos lá, durante a ovulação, a parede do foliculo colapsa, e sob, a influencia do LH, se desenvolve uma estrutura glandular, conhecida como corpo luteo, que secreta progesterona e uma pequena quantidade de estrogeno. A progesterona age sobre as glandulas do endometrio, fazendo com que eles secretam muito, preparando o endometrio para a implantaçao do blastocisto.Caso o ovulo seja fertilizado, o corpo luteo aumenta e forma o corpo luteo da gravidez. Caso na seja fertilizado, o corpo luteo entre em degeneração 10 a 12 dias apos a ovulaçao, sendo assim chamado de corpo luteo da menstruação.
E depois disso tudo o que vem?
O CICLO MENSTRUAL, que também faz parte dos ciclos ovarianos, ou reprodutivos. É a etapa final do ciclo, para logo em seguida, começar tudo de novo.
De uma maneira breve o ciclo menstrual é um ciclo de 28 dias, mas pode variar significativamente de mulher para mulher. Os hormonios ovarianos causam modificaçoes ciclicas da estrutura das vias genitais e principalmente do endometrio. Embora o ciclo menstrual seja dividido em 4 fases, deve se acentuar que o ciclo menstrual é um processo continuo, onde cada fase passa gradualmente a seguinte.
1ºfase: Fase Menstrual, é o primeiro dia da menstruaçao contado como o inicio da menstruaçao. E o que acontece nessa fase? A parede funcional do utero desintegra e é expelida durante a menstruação que normalmente ocorre em intervalos de 28 dias, tendo duraçao de 3 a 5 dias.
2ºfase: Fase Proliferativa, acarreta s regeneraçao do epitelio, que foi desintegrado na fase menstrual. Logo no inicio desse fase, a superficie continua do epitelio sobre o endometrio, as glandulas aumentam em numero e comprimento e as arterias espiraladas se alongam, porem, sem atingir a superficie.
3ºfase: Fase Secretora, a progesterona induz as glandulas a se tornarem tortuosas e intensamente secretoras, e o tecido conjuntivo muito edemaciado (condição em que existe grande quantidade de liquido nos espaços intercelulares).

Enfim, espero que tenham entendido, um assunto tão importante e interessante, não somente para nós mulheres mas para os homens também. É sempre necessario conhecer como funciona nosso corpo, e porque temos esses ciclos e como eles funcionam.


Fonte:http://tienda.vidatest.com/WebRoot/Store/Shops/Unitest/MediaGallery/cicloMenstrualREG2.jpg

FONTE: Moore, Keith L. Embriologia básica. Rio De Janeiro: Ed. Interamericana, 1984

Acesso em 18/06/2011
http://idmed.uol.com.br/sexualidade/gonadotrofinas.html

Nenhum comentário: