terça-feira, 21 de junho de 2011

Coloração de lâminas

Foto Estrias De Caspary (100X) ( Corada com safranina)

Eae galera td bem?Vou flar agora um pouco sobre a coloração de lâminas, que é muito importante para as nossas aulas práticas.

A coloração de materiais tem como objetivo destacar partes dos órgãos a serem estudadas, para identificação dos tecidos, estruturas para melhor visualização.

Com os cortes realizados, os materiais podem ser montados sem nenhum tratamento, ou podem ser clarificados e corados para melhor visualização dos tecidos e identificação de determinadas substâncias. As colorações podem ser de forma simples ou forma dupla.

O processo de coloração é um pouco demorado, pois são diversos procedimentos a serem realizados na seguinte ordem e maneira: coloca-se o material na água, depois com um pincel o colocamos no hipoclorito, em seguida o mergulhamos novamente na água, depois no corante e novamente na água para a obtenção de um material corado para visualização.

Nas aulas praticas de botânica, para a montagem utilizamos lâminas semi-permanentes no hipoclorito para a clarificação e a safranina como corante do material.

A safranina tem afinidade por parede com lignina, assim corando as paredes em vermelho, a clarificação é feita com hipoclorito de sódio, tendo como sua função limpar e despigmentar o material. A coloração pode ser simples (um único corante) ou dupla (com dois corantes). No primeiro caso os tecidos apresentam tonalidades diferentes de acordo com a estrutura da parede e conteúdo celular (azul de metileno, azul de toluidina). No segundo caso, utiliza-se geralmente, um corante específico para lignina (fucsina, safranina, violeta cristal) o qual deve ser utilizado primeiro, e outros para celulose (azul de astra, vermelho congo, orange G) o qual deve ser empregado após o corante para lignina.

Procedimento de coloração: Cortar material --- água --- hipoclorito --- água --- corante --- água ---- montar lâmina

Os cortes histológicos são transferidos para um recipiente contendo hipoclorito, até ficarem esbranquiçados (3 a 5 minutos, dependendo do material), os cortes são lavados de duas a três vezes com água, até a retirada total do hipoclorito. A coloração do material foi obtida após alguns segundos até minutos (tempo variável, dependendo do material) para a coloração do material. Com auxílio do pincel, estes foram transferidos para outro vidro de relógio contendo água, sendo lavados de duas a três vezes para a retirada do excesso de corante. Após isso o colocamos na lâmina com um gota de água para visualização no microscópio.


Nenhum comentário: