terça-feira, 21 de junho de 2011

Por que os carboidratos são tão necessários para os atletas?



Os carboidratos são macromoléculas, que fornecem energia, dão manutenção no sistema imune e também funcionam como reserva de energia, sendo definidos como os combustíveis energéticos por exelência. Para um bom desempenho físico do atleta, é necessário que ele esteja bem nutrido, com base em uma dieta composta de todos os nutrientes, capazes de promover um bom funcionamento do organismo.Durante a prática de exercícios fisícos, o glicogênio muscular (um grande polissacarídeo sintetizado a partir da glicose, no processo da gliconeogênese) é a principal fonte de energia glicídica para os músculos que estão em funcionamento.Quando ocorre a diminuição de todo o glicogênio, a síntese de glicose vai acontecer por meio de outros nutrientes, sendo principalmente das proteínas, esse processo que acontece não é benefíco para os atletas, pois uma das fontes de proteína é o próprio tecido muscular. O mecanismo da fadiga está interligada diretamente com a quantidade de glicogênio muscular; quanto maior a quantidade de glicogênio, mais energia e capacidade de desempenhar as suas atividades fisícas ele terá. São devidos a esses motivos que um atleta necessita de maior ingestão de carboidratos do que uma pessoa sedentária que não pratica exercícios físicos. Os nutricionistas indicam uma dieta balanceada em torno de 60 a 70% do valor calórico total. Essa dieta balanceada tem como principais objetivos o acumulo do estoque de glicogênio, manter a glicose sanguínea e manter ou aumentar a massa muscular. Em um atleta que pratica exercícios de alta intensidade e curta duração uma dieta abundante em carboidratos pode reduzir o tempo de exaustão, mantendo a glicemia e diminuindo a utilização de glicogênio durante a prática dos exercícios, sendo favorável a reestruturação do glicogênio nos intervalos entre os tiros. Já na prática de exercícios de moderada e alta intensidade e longa duração, dependendo da intensidade do exercício e da dieta, a diminuição de glicogênio muscular pode acontecer em 70 a 90 minutos, fazendo cair o desempenho do atleta.




Principais fontes de carboidratos: frutas, melado, mel, açucar, arroz, aveia, trigo, feijões, batata, granola, pães etc.



Referências

WILIAMS, Melvin H. Nutrição: para saúde e condicionamento físico e desempenho esportivo. Ed. Manole, p.94 - 117, 2002.


Imagem: adrianoam.wordpress.com

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, o texto esta claro porem, fiquem atentos aos conceitos pois, gliconeogenese é o processo que leva a formação de glicose a partir de precursores nao glicidicos. Glicose é diferente de glicogenio e a via para a sintese de ambas também.