domingo, 12 de junho de 2011

Cãibras!


Fonte: eirikforlieenglish.wordpress.com

Qualquer um de nós já deve ter sentido, presenciado ou visto em eventos esportivos, indivíduo com uma contração involuntária, dolorosa em um músculo ou grupo muscular. Instintivamente, a pessoa para de trabalhar esse músculo e o massageia ou o extende para que a dor passe. Essa contração é chamada de cãibra. Mas o que a fermentação lática tem a ver com isso?

A glicose que ingerimos ou que captamos de nossas reservas primeiramente sofre glicólise, gerando ao final da cadeia de reações, o Piruvato. Estudamos que o Piruvato, em aerobiose, irá ser convertido para Acetil-CoA, sendo introduzido no ciclo de Krebs que será sucedido pela Cadeia Transportadora de Elétrons com o oxigênio sendo o aceptor final de elétrons.

Contudo, em situações de exercício físico intenso, em stress metabólico, há um desvio para a via anaeróbia. O Piruvato, então, é direcionado para a produção de Lactato através de fermentação lática. O acúmulo desse Lactato (Ácido Lático) no músculo reduz o pH e gera a contração dolorosa.

Outras causas de cãibra são a isquemia do músculo (falta de perfusão sanguínea), e falta de eletrólitos como potássio. Por isso, ingerir alimentos ricos em potássio, como a banana, são recomendáveis na prevenção. E tendo a cãibra acontecido, massagear a região ajuda no estímulo à circulação e distribuição dos eletrólitos. Além disso, com o tempo esse lactato é removido do músculo com destino ao fígado através do sangue, onde poderá sofrer gliconeogênese gerando glicose de novo!
Espero que tenham gostado e até a próxima postagem!
Boa semana!

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, o texto está claro e objetivo porém, seria interessante colocar alguma indicação de leitura para que saibamos mais detalhes (caso seu leitor sinta-se interessado em saber mais).