sábado, 18 de junho de 2011

Lipossomas no tratamento de Cancer.




Atualmente, como em primordias dos seculos passados o cancer sempre foi uma doença muito seria, muito perigosa, e com tratamento muito doloroso, no sentido de ter que tirar os cabelos, isso meche muito com o emocional e fisico do paciente.


Mas enfim, o que seria o Cancer?



O Cancer é uma patologia que é caracterizada pela proliferaçao e multiplicaçao de celulas anormais , sendo uma das principais causas de morte no Brasil. E quando tendo o diagnostico precoce mais rapido e mais eficacia vai ser o tratamento dessa patologia.

O principal meio de tratamento para o Cancer é a quimioterapia, que nada mais é que o uso de drogas antiproliferativas que vão impedir a replicação do DNA e assim afetam as celulas normais em rapida divisao. Os efeitos colaterais sao graves: queda de cabelo, esterilidade, deprimencia da medula ossea, dentre outros.

Agora que ja sabemos um pouco o que é o cancer, onde é que entra esses lipossomas no tratamento? Mas antes, precisamos saber o que são lipossomas. Vamos lá.

Os lipossomas são estruturas vesiculares e microscopicas formadas basicamente por fosfolipidios, suas propriedades fisicos e quimicas podem ser alteradas de acordo com os requisitos farmaceuticos e farmacologicos.

Agora que já sabemos o que sao lipossomas, vamos entender como que os lipossomas entram no tratamento de Cancer.

Então, os lipossomas se associam aos quimioterapicos e reduz a toxidade e a dosagem do medicamento. Os lipossomas vão direcionar exclusivamente o medicamento nas celulas cancerigenas, e isso consequentemente vai reduzir os efeitos colaterias do tratamento.

Dai entra na historia uma tal de antraciclina. O que seria Antraciclina?

A antraciclina é um medicamento que é um antibiotico que tem açao direta com o DNA, na qual provoca uma séria CARDIOTOXIDADE, que resulta em lesoes acumulativas. Esse antibiotico foi o primeiro a ser usado em forma de lipossoma, com nome de DOXIL.

Esse medicamento na forma encapsulada, vai diminuir os efeitos colaterais e aumentar a meia vida desse medicamento no organismo, fazendo com que se torna mais seguro e eficaz.

O aumento da permanencia dos lipossomas na circulação são os PEG, porque eles vão reduzir a velocidade da fagocitose sem inibila, fazendo assim com que permaneçam mais tempo na circulaçao, e a pequena captaçao do figado em menor quantidade.

Enfim, os estudos que estão sendo feitos sugerem que a quimioterapia juntamento com os lipossomas que possuem o PEG mostram que estes sejam a 1º linha de tratamento de diversos tipos de Cancer.




FONTE: Machado, C, L; Gnoatto, A, S; Kluppel, L, M. LIPOSSOMAS APLICADOS EM FARMACOLOGIA - Uma revisao da literatura. 2007




Acesso em 18/06/2011

http://www2.pucpr.br/reol/index.php/BS?dd99=view&dd98=&dd1=2512&idioma=2

2 comentários:

Angelo disse...

muito interessante,
Os lipossomas realmente, com essa função de controle, sobre os farmacos, quimioterapia, conseguem ser muito beneficos para a qualidade de vida do paciente.

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, apesar da idéia ser boa e o tema interessante, o texto ficou confuso e de dificil compreensão, além de aparecerem alguns erros de ortografia (exemplo: meche), acentuação e concordância. Leiam seus textos antes de posta-los.