sábado, 18 de junho de 2011

Anomalias dentro da embriologia.



Disponível em : http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5-C7M4xwzMVXNmf1ZT3qqmFNrgwPJ-i9z6XnNwkXQWGKRwdu5AOgVx5INDJmQj9UQGS83zigmfzG-fAE1UbXrFrINLPbSH790n8cmRdB-vKrjGEDYxx7Y_xvlUUd8CFPuyCl0AfXLVfhe/s320/barbara.jpg&imgrefurl=http://geobio2010.blogspot.com/2010/08/embriologia-humanafases.html&usg=__j42J-S0MlGK6jRYGRcUiVK3GPB4=&h=252&w=293&sz=14&hl=pt-BR&start=0&sig2=JnoQK3vWJqTFH9DTNqIYWw&zoom=1&tbnid=ftT7aAu42odVgM:&tbnh=113&tbnw=129&ei=VN38TeifAcfL0QHq0dSuAw&prev=/search%3Fq%3Dembriologia%2Bhumana%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1328%26bih%3D556%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=257&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=101&ty=55


Todos nós achamos o desenvolvimento embrionário um fenômeno lindo,por dar origem à uma nova vida. A sequência de todos as fases do ciclo embriológico é minuciosamente descrita pelos acontecimentos que as marcam,como por exemplo uma blástula com a formação da cavidade blastocele. Porém como nem tudo é perfeito,podem ocorrer erros também.
Anomalias no desenvolvimento do embrião trazem complicações e comprometimentos na vida do novo ser.A maioria das anomalias congênitas da medula espinhal resulta de defeitos no fechamento do tubo neural durante a quarta semana do desenvolvimento. Dentre esses defeitos do tubo neural (DTN) merecem destaque pela sua gravidade a Espinha Bífida e Mielomeningocele.Existem outras complicações,vistas à seguir:
Exencefalia: defeito no fechamento do neuroporo rostral durante a quarta semana. Como a calvária também sofre desenvolvimento defeituoso, a maior parte do encéfalo fica exposta ou faz extrusão através do crânio. Além disso, a estrutura e a vascularização do encéfalo são anormais, resultando na degeneração do tecido nervoso.
Microcefalia: condição grave em que a calvária e o encéfalo são pequenos, mas a face tem tamanho normal. A microcefalia resulta da microencefalia, pois o desenvolvimento da calvária é induzido, em grande parte, pela pressão exercida pelo encéfalo. O grave retardo mental vem do subdesenvolvimento do encéfalo.
Hidrocefalia: condição em que o acúmulo de líquido cerebroespinhal (LCE) leva a um aumento significativo do volume da cabeça. Esse acúmulo pode resultar de um bloqueio na circulação do LCE (não comunicante), ou pode surgir por um aumento da produção desse líquido pelos plexos corióides, como também pela deficiência de sua absorção (comunicante). Produz adelgaçamento dos ossos da calvária, compressão dos gânglios da base e do diencéfalo, além de atrofia do córtex cerebral e da substância branca
.
É importante ter um acompanhamento ginecológico no período da gravidez,buscando evitar essas complicações. Sendo essas anomalias diagnosticadas com certa antecedência,o médico irá intervir com soluções para que o novo ser chegue com saúde e possa levar uma vida normal.


Referência :

http://embriologiasistemanervoso.wordpress.com/anomalias-congenitas-do-sistema-nervoso/

Nenhum comentário: