segunda-feira, 20 de junho de 2011

Porque orquídeas são tão apreciadas ?


Existem pelo menos 24.000 espécies de orquídeas, a maior família(Orchidaceae) de Angiospermas. São monocotiledôneas, sendo a maioria tropicais. E porque são tão apreciadas, inclusive não só por botânicos, em meio à enorme diversidade de flores existentes?

Para entender esta admiração, entrevistamos o presidente da R.O.U., Roda de Orquidólolos de Uberaba, Gustavo Zanqueta Alvares, que foi um dos organizadores do primeiro Orquídea Fest Uberaba, evento realizado no Shopping Uberaba, nos dias 20, 21 e 22 de Maio de 2011, visando também esclarecer, quais são os critérios utilizados para definir orquídeas campeãs em torneios, relacionando-os com os conceitos botânicos.

Segundo Alvares, o julgamento para definir as flores campeãs, envolve três quesitos. O primeiro é a Forma Geral, dividido nas avaliações de pétalas, sépalas, labelo, planicidade e triangulação. Pétalas e sépalas são séries de apêndices estéreis, fixadas ao receptáculo abaixo das partes florais férteis. Em orquídeas, as três pétalas estão modificadas, de forma que as duas laterais formem alas, e a terceira forma o labelo, que é uma pétala modificada, geralmente com a função de ser uma pista de pouso para insetos polinizadores. As sépalas, frequentemente se assemelham às pétalas, também em número de três, e quase sempre coloridas. As orquídeas são zigomorfas, ou seja, com simetria bilateral.

A planicidade é a avaliação de quanto as flores são planas, quando observadas de lado, ou seja, o perfil das flores. Triangulação é a avaliação da distância entre o ápice das três sépalas, que deverá ter a mesma medida, assim como a distância entre o ápice das duas pétalas e a base do lóbulo medial do labelo, formando assim dois triângulos equiláteros invertidos e sobrepostos.

O segundo quesito avalia cor, substância e textura. As cores são julgadas através da observação da homogeneidade na flor, substância é a suculência das peças florais, ou o que se pode pegar, e a textura é o brilho obtido pelas cores das flores. Cores são uma das mais importantes características nas flores. Evoluiram variadas cores em diferentes tipos de flores, relacionadas aos seus sistemas polinizadores, como se fossem avisos para alguns animais, que são atraídos ou não. As cores florais são produzidas por um número pequeno de pigmentos, sendo flavonoides os mais importantes. Antocianinas pertencem a maior classe de flavonoides, e são os principais determinantes das cores das peças florais.

O último quesito de julgamento é a floração, no que diz respeito à quantidade, disposição e tamanho das florações. É um critério utilizado para desempate em julgamentos.

Sobre o público admirador de orquídeas, Alvares mencionou que é bastante eclético profissionalmente, e na sua maioria homens. Floricultores, médicos, mecânicos, engenheiros, advogados, fazem parte da ROU, mas esta variação de apreciadores de orquídeas também é evidenciada em várias associações. Quanto serem atraídos pela beleza e curiosidades que envolvem orquídeas, cada um tem sua história de dedicação e admiração destas flores.


Texto por Evaldo Maia


Referências:

http://rouuberaba.blogspot.com/

RAVEN, PETER H., ET ALL. Biologia Vegetal.5ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

Entrevista: Gustavo Zanqueta Álvares, presidente da Roda de Orquidólogos de Uberaba, R.O.U. Realizada em 29/05/2011.

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, parabens pela iniciativa, a idéia da entrevista foi interessante. Pena que o conteudo nao esta diretamente relacionado as disciplinas deste semestre (Celulas e Tecidos Vegetais), estaria mais adequado para a disciplina de Sistemática Vegetal. De qualquer forma, o texto esta claro e objetivo.