terça-feira, 21 de junho de 2011

A experiência de “construir” uma célula vegetal

Bom pessoal, estamos aqui para relatar como foi a nossa experiência de “construirmos” uma célula vegetal para nosso trabalho de EDPIII: Ciência Divertida.
Desde o início, queríamos que o trabalho fosse relacionado com Botânica. A primeira ideia surgida tinha a ver com coleta de plantas e certa catalogação das mesmas; depois a ideia foi trabalhar com diferenciação da célula animal para a célula vegetal, até que por fim, escolhemos a célula vegetal para ser trabalhada. Queríamos algo que fosse material, para que os alunos pudessem montar. Então, montamos com porcelana fria (biscuit) as organelas típicas de célula vegetal e outras, não nos esquecendo da parede celular. Nossa base foram dois círculos feitos a partir de lata, e nossas organelas tinham um imã no verso para que fosse feita adesão ao círculo.
Foram confeccionadas seis “mitocôndrias”, quatro “cloroplastos”, dois “núcleos”, dois “retículos endoplasmáticos rugosos”, dois “retículos endoplasmáticos lisos”, dois “vacúolos”, dois “complexos de Golgi” e dois “perixossomos”. Apenas os vacúolos foram confeccionados a partir de isopor. Metade das organelas seria distribuída para cada célula. Baseamos-nos quanto a proporção das organelas, umas em relação às outras, em uma das figuras que a professora Flávia utilizou em sala de aula:



Quanto à apresentação das Células



O trabalho foi apresentado à turma de EDPIII na última terça-feira, 14. A mesma foi divida em dois grupos, e cada grupo ficou com um círculo de lata e a parede celular, representada também por biscuit. Para que os alunos completassem suas células com as organelas disponibilizadas era preciso que respondessem perguntas corretamente, sobre o tema Célula Vegetal. Essas Perguntas foram elaboradas a nível de ensino básico e foram disponibilizadas em um saco plástico e foram sorteadas pelos próprios integrantes dos grupos a cada rodada. Qualquer um do grupo poderia responder, caso soubesse a resposta. Devido ao tempo, cada resposta certa era equivalente a duas organelas, o grupo que montasse sua célula primeiramente seria o vencedor. E assim se realizou o trabalho.
Além de Ciência Divertida, que foi a proposta de nossos professores, agora também temos um modelo didático, com possibilidade de ajustes e melhorias. Podendo ser usado em outras oportunidades.



Também gostaríamos de aproveitar a oportunidade e parabenizar os outros dois grupos que se apresentaram no mesmo dia. Os dois, de forma mais simples e econômica que nós, também conseguiram fazer de forma divertida a ciência; a ciência das plantas especificamente. Fica o nosso Parabéns aos grupos.


Bom pessoal essa é a nossa última postagem do semestre. Boas férias a todos e segue a foto das nossas “células”.

Postado por Augusto, Bruna e Mayara.






Nenhum comentário: