terça-feira, 21 de junho de 2011

A independência da reproduão na água pelos .... OVOS.

Nosso último assunto do semestre foi a Embriologia , e todas as conquistas em questão de reprodução que foram conseguidas pelos animais ao longo do tempo.
Os anfíbios, sendo os primeiros animais a ocupar o ambiente terrestre ainda precisavam de retornar  a água para que a sua reprodução fosse alcançada, porém alguns animais como os mamíferos, répteis e aves  fazem parte dessa classe que realizam sua fecundação e reprodução por meio de ovos, e aqui vamos conhecer suas partes constituíntes:



a) Saco Vitelínico : É uma bolsa ligada ao embrião que abriga o Vitelo. O Vitelo é uma substância nutritiva que alimenta o embrião durante seu desenvolvimento dentro do ovosendo que no final de seu crescimento tal substância nutritiva já está todo absorvido.

b) Córion : O Córion é uma membrana que envolove o embrião e todos os seus anexos , ele tem a função de um aparelho respiratório para o embriãozinho permitindo as suas trocas gasosas uma vez que é uma película bem fina.

c) Amnion :O Âmnion ou bolsa amniótica é uma membrana que delimita um líquido no qual o embrião é envolto. Tal estrutura é chamada de "bolsa d'água" nos humanos , e seu rompimento anuncia que está na hora do parto. Sua principal função é proteger o embrião por ele envolto de choques mecânicos e todo e qualquer movimento brusco que poderia atingir o embrião

d) Embrião : É o embrião própriamente dito, se desenvolve dentro do ovo por um tempo, dependendo de sua espécie , nutrindo-se , respirando e liberando suas excretas através do auxílio de todos os seus anexos.

e) Alantóide : O Alantóide é também uma membrana que delimita um espaço onde será destinada todas as excretas do embrião, ali será armazenada por exemplo sua urina durante seu desenvolvimento. No Alantóide, também ocorrerá as trocas gasosas com o ambiente por meio do Córion e da Casca porosa que envolve e protege o ovo, será expelido o gás carbônico e absorvido e levao ao embrião o oxigênio. Um terceiro e muito importante evento que ocorre no Alantóide é a absorção de Cálcio que está na casca, assim, ao longo do desenvolvimento embrionário esse cálcio absorvido formará aos poucos o esqueleto do embrião e ao mesmo tempo enfraquecerá a casca , fazendo com que na hora certa , o ovo ecloda com mais facilidade para o embrião.

obs : Em nós , humanos, as estruturas como Alantóide e Saco Vitelínico são atrofiados, uma vez que suas funções básicas de nutriçao, trocas gasosas e liberação de excretas do embrião são feitas pelo cordão umbilical, por meio da placenta.

Referência :
Moore, Keith L.,  T. V. N. Persaud; Embriologia Básica ; traduçâo: Maria das Graças Fernandes Sales - Rio de Janeiro : Elsevier 2004

Coleção Objetivo, Sistema de Métodos de Aprendizagem.

http://www.dombosco.com.br/Curso/estudemais/biologia/embriologiaIII.php

Nenhum comentário: