segunda-feira, 20 de junho de 2011

Albinismo, você sabe o que é?


Uma reportagem do portal G1 mostra uma mulher negra que possui cinco filhos sendo que três possuem albinismo. Um fato bem curioso não acha? Mas você pode estar se perguntando, o que é albinismo e por que ele ocorreu com filhos de uma mulher negra?

O albinismo pode ser definido como um conjunto heterogêneo de distúrbios genéticos na síntese da melanina que pode levar a baixa pigmentação da pele, dos pelos, do cabelo e dos olhos. Essa condição resulta de alterações de um ciclo complexo de reações metabólicas que causam redução ou ausência na produção de melanina. (MOREIRA; et al, 2007)

A melanina é um pigmento produzido nos melanócitos, que são células localizadas na camada inferior a epiderme da pele, por isso que a pele, os pelos, o cabelo e os olhos não possuem essa pigmentação.

https://www.uihealthcare.org/adamXml.aspx?product=Spanish+HIE+Multimedia&type=6&content=8669


Essas pessoas devem manter alguns cuidados como não se expor à radiação solar, pois os raios ultravioletas podem danificar as suas células mais facilmente.

No caso falado anteriormente, a mãe negra deve haver algum gene característico do albinismo, mas que nela não predominou e que foi repassado a alguns de seus filhos. Como a pessoa portadora não produz o pigmento melanina, que dá a cor característica a nossa pele, ela terá a cor “branca” independente da cor de pele dos seus pais.

Reportagem e Imagem

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1293205-5598,00-FILHOS+ALBINOS+DE+MAE+NEGRA+FAZEM+EXAMES+OFTALMOLOGICOS+EM+OLINDA.html

Para saber mais:

MOREIRA, Livia Maria de Azevedo; et al. Perfil do albinismo oculocutâneo no estado da Bahia. Revista Ci. méd. biol. Salvador. v. 6. n. 1. p. 69-75, jan./abr. 2007.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI215851-EI1426,00.html

http://saude.hsw.uol.com.br/albinismo1.htm


Postagem realizada pelos alunos Augusto, Bruna Sousa e Mayara.

3 comentários:

Augusto Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Augusto Souza disse...

Para a postagem não seguir muito o rumo da genética, nós explicamos sobre a melanina, onde está localizada, associando assim a matéria que estamos vendo atualmente.

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, insistimos na idéia de que vocês devem escrever seus proprios textos e não somente recorta-los. Busquem mais informações sobre o tema que escolheram postar e façam uso de fontes primarias de informação, como livros. A relação com a disciplina está bem superficial, a idéia era detalhar ou acrescentar os temas que são vistos na aula, ok?