quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fotografia na microscopia óptica

    Bom dia, pessoal!

    Nossa primeira postagem refere-se a como deve ser feito fotografias com máquinas digitais ou celulares nos microscópios quando houver a necessidade da utilização de fotos com o intuito de ilustrar trabalhos tanto para fins didáticos como para os estudos diários.
    Ao iniciar a aula, recebemos instruções da professora Flávia Lima sobre como proceder em casos de utilização das máquinas digitais no registro das lâminas que serão estudadas. Ela destaca que o equipamento possui inúmeros recursos, os quais poderão ser aproveitados desde que seja feito o ajuste de luz no microscópio. Vale destacar que é apenas nessas circunstâncias que se obtém, com exatidão, uma fotografia em boas condições. As instruções foram dadas através do microscópio multiusual, o que nos permitiu visualizar detalhes importantes durante o processo de fotografia, pois ele traz inúmeros recursos.
    No primeiro ajuste de luz, observamos a formação de um octógono, ou seja, quando percebemos que a altura está sendo ajustada. A partir disso, contamos ainda com vários outros recursos disponibilizados como botões que ajudam a centralizar o condensador, escala para que a lâmina seja fotografada em todas as objetivas, setas que facilitam a visualização de pequenos detalhes que desejam ser evidenciados e, também, para melhores observações.


Figura 1: Microscópio óptico multiusual utilizado na aula prática

 A lâmina que fotografamos com o uso de um celular Samsung Galaxy S4 14 megapixels refere-se a uma glândula endócrina vesicular (tireoide), evidenciando um epitélio simples cúbico. Vale ressaltar que, no momento de tirar a fotografia, houve dificuldades em encontrar o foco e o ajuste de luz, porém conseguimos visualizar a lâmina com a ajuda das anotações feitas anteriormente.

Figura 2: Órgão tireoide (glândula endócrina vesicular)


Grupo: Amanda Caroline Cano, Ana Manuela de Oliveira, Priscilla Elias e Taciane Pejon

Um comentário:

Flávia disse...

Meninas, o objetivo da aula foi demonstrar os ajustes do microscópio, necessários para obter uma boa fotografia. Como mencionado nas aulas, o texto postado deveria abordar a técnica apresentada; o que não observamos. É importante fazer uma leitura prévia do texto antes da postagem, pois isto diminui a chance de erros ortográficos e de pontuação. Vale ressaltar que o nome correto do microscópio é multiusuário e não multiusual. Além disso, a seta da figura 2 não está adequadamente posicionada, ou seja, não aponta o epitélio cúbico da tireoide. A figura 1 não mostra o microscópio todo, mas apenas uma parte dele. Lembrem-se que a imagem usada e a legenda de uma figura devem ser suficientes para transmitir a informação.