quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A importância da microscopia óptica para a excelência de uma foto.

                  
            O microscópio é importante para visualizarmos estruturas que não são possíveis de se observar a olho nu, para que isso seja possível o aparelho possui objetivas de aumento de 4x, 10x, 40x(não necessitam de óleo de imersão) e 100x (é orientado o uso deste óleo para a visualização das estruturas).

             Durante a aula de microscopia com a professora Flávia, conhecemos o microscópio multiusuários (Figura 1) que neste caso permite que até 5 pessoas observem o material que está sendo visualizado. Este microscópio permite mais ajustes para uma melhor observação e aproveitamento da fotografia.


       

Figura 1: Microscópio multiusuários.
      Um bom ajuste de luz nos permite uma foto melhor, e para isso também é utilizado um tipo de filtro de luz para tirar o tom amarelado da imagem. O ideal é ter um fundo claro para uma boa fotografia. O condensador é o responsável por conduzir o feixe de luz até a objetiva, ele também tem um diafragma, para saber se o condensador está alinhado deve-se ver as bordas mais definidas e em forma de hexágono. Após o ajuste do microscópio é o momento de colocar a lâmina e ajustar a objetiva que permitirá a melhor observação do material escolhido, lembrando que quanto maior o aumento da objetiva mais detalhes poderão ser observados. Para ajudar no momento de fotografar, a mesa do microscópio possui um botão que permite travar a mesma, para que não corra o risco de se perder o ângulo correto da foto. É de suma importância colocar escala em todas as fotos para indicar em qual objetiva ela foi tirada, além de indicar através de legenda qual é o material  fotografado e o tipo de corte utilizado. O microscópio tem uma seta iluminada com cores diferentes que é ativada por um botão que permite indicar estruturas. Lembrando que uma boa imagem reduzirá o tempo gasto com photoshop.


         Em um segundo momento tiramos nossas próprias fotos da lâmina (Figura 2), o que de inicio foi um desafio pois nos deparamos com a dificuldade em coordenar nosso equilíbrio manual. Isso fez com que tirássemos muitas fotografias até encontrar uma foto de qualidade para apresentar ao blog. Além da fotografia que tiramos visto no microscópio óptico, segue abaixo também a folha visto a olho nu (Figura 2.1).  

Figura 2:  Nerium Oleander (Espirradeira). Corte transversal 
visto no microscópio óptico multiusuário.




Figura 2.1:  Nerium Oleander (Espirradeira) visto a olho nu.



Grupo: Betânia Sousa Silva, Diogo Avelino Barros, Stefanus Bernardes Silva, Vanessa Aparecida Polveiro e Vanessa Iorrana Mota Da Silva.


Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, percebemos que o grupo compreendeu o objetivo da aula. As imagens estão muito boas e a iniciativa de colocar o aspecto externo da planta/folha também foi um ponto positivo.Entretanto, gostaríamos de fazer alguns apontamentos: 1. a técnica poderia ter sido descrita com mais detalhes; 2. a grafia do nome científico está fora das normas. O correto é Nerium oleander (em itálico); 3. na figura 2 é importante indicar o órgão representado na lâmina e 4. é importante fazer uma leitura prévia do texto antes da postagem, pois isto evita parágrafos confusos.