quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ciência Itinerante

Roseiras não tem espinho e Regeneração muscular


         
     Boa Tarde pessoal!

   Cursando a disciplina de Desenvolvimento de Projetos III (EDPIII), ficamos responsáveis pela produção de dois textos relacionados às disciplinas que nos são ministradas no 3o período, a fim de produzir, de forma clara e objetiva, textos de diferentes assuntos com uma linguagem mais clara, mas sem deixar de abarcar o conteúdo específico do tema escolhido. Dessa forma, optamos em abranger dois temas julgados pelo nosso grupo como interessantes e que, de maneira geral, criassem uma expectativa no leitor ao serem lidos. Situaremos os leitores sobre o que são os acúleos de roseiras, que é um tema relacionado à anatomia vegetal e se encontra na epiderme das plantas, ou seja, nos tecidos de revestimento da planta sendo denominados de apêndices epidérmicos. O título “Roseiras não tem espinho” causará uma sensação de dúvida: como assim, roseira não tem espinhos? Nós sempre acreditamos nisso! E é nesse momento que nosso texto esclarece essa dúvida e evidencia as informações relacionadas aos acúleos.




    No segundo texto, procuramos um assunto que é tratado pelas pessoas como algo que traz, além da boa aparência, vigor e muita saúde: a malhação. As atividades físicas, quando praticadas regularmente, são muito benéficas para todos nós. Acredita-se que seja uma curiosidade de muitas pessoas, saber sobre a regeneração muscular e sua ocorrência, principalmente para aquelas que malham em ritmo mais intenso para manter curvas torneadas e músculos bem visíveis. No texto “Regeneração muscular”, informamos aos leitores como a regeneração ocorre e, numa linguagem simples e objetiva, o tema foi sendo discorrido.



    Não podemos deixar de ressaltar que foram imprescindíveis os auxílios de nossos professores para que nosso trabalho acontecesse dessa maneira. Entretanto, sabíamos desde o início os temas que iríamos abordar. Foi um trabalho diferente dos que já fizemos, pois conforme os professores nos auxiliavam, com seus métodos de estudo, conseguimos alcançar os propósitos da Ciência Itinerante que, futuramente, será levado em forma de conhecimento à toda população de Uberaba e região nos transportes coletivos.

Grupo: Amanda Caroline Cano, Ana Manuela de Oliveira, Priscilla Elias e Taciane Pejon

2 comentários:

Flávia disse...

Meninas, o texto estava compreensível, porém sentimos falta da descrição da forma como vocês chegaram ao resultado final, ou seja, quais fontes foram consultadas, aproveitadas ou descartadas, quais dificuldades encontradas na produção deste tipo de material, etc. A parte de conteúdo específico será avaliada posteriormente.

Flávia disse...

Meninas, o texto “Roseiras não tem espinhos” e “Regeneração muscular” estão bem escritos e os conteúdos estão corretos. Parabéns. Vale acrescentar que o ganho de massa muscular obtido na prática de exercícios físicos acontece principalmente por hipertrofia.