quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Técnicas de ajuste de microscopia óptica para a obtenção de uma fotografia de qualidade

Na aula prática do dia 30 de outubro de 2013, utilizamos o microscópio óptico multiuso (até 5 pessoas), em que a professora Dra. Flávia ao manusear as lâminas nos mostrou como fazer para obter um campo perfeito para a foto. Ela nos passou algumas dicas e informações importantes para obter uma boa imagem através do microscópio óptico que podem ser usadas em estudos posteriores e divulgação em meios didáticos.
Prof. Dra. Flávia Lima explicando como ajustar o microscópio para obter uma boa fotografia. Ilustração: Arquivo Pessoal Izabela

            Existe um dispositivo que acoplado ao microscópio permite uma ótima fotografia das lâminas. No entanto, com a falta deste, podemos utilizar câmeras digitais ou o próprio celular.
Para a obtenção de uma boa imagem, é necessário que o feixe de luz seja branco, para isso, é colocado um filtro azul sobre a fonte de luz. Para ajustar o microscópio, inicialmente devemos fechar totalmente o diafragma e abaixar o condensador.
          Aos pouco deve-se ir abrindo o diafragma e subindo o condensar. No centro aparecerá uma luz com margens definidas formando algo parecido com um octógono. É importante que ao terminar de subir todo o condensador, essa luz esteja centralizada e ao encontrar as bordas pretas (limite de visão) esteja uniforme. Se for observado que o octógono não está totalmente centralizado, é preciso ir mexendo nos parafusos para obter a centralização. Depois é só prender a lâmina na presilha e focar a imagem.
A posição correta para fotografar um objeto ao microscópio é na horizontal ou vertical. Se o objeto estiver em outra direção, devemos movimentar a mesa do microscópio para virar a imagem/objeto até a posição correta.
A escolha correta da objetiva para observar o objeto é fundamental, a objetiva menor (4x) nos mostra menos detalhes, mas nos dá maior amplitude do objeto observado, quanto mais aumentarmos a objetiva maiores serão os detalhes e menor a amplitude.

Fotografia retirada de câmera digital durante a aula. Corte transversal  de Nerium oleander (Espirradeira). Ilustração: Arquivo Pessoal Ana Paula.
Outra dica importante é sempre usar escalas nas imagens didáticas principalmente. Para obter a imagem com escala devemos fotografar todas as lâminas com a lâmina micrometrada (também existem programas que ajudam a ajustar essa escala).
Na aula da outra semana, as professoras disponibilizaram algumas lâminas para que pudéssemos treinar as técnicas aprendidas. Focalizar a imagem e ajustar o feixe de luz é uma tarefa bastante fácil. Entretanto, fotografar as lâminas é algo que necessita de bastante paciência. 

Fotografia de lâmina de raiz de cebola. Na seta é possível observar uma célula em divisão celular (telófase). Ilustração: Arquivo Pessoal Izabela

Grupo: Albina Rodrigues Jarussi, Ana Paula Lourenço Silva, Antônio Maximiano Pereira Júnior, Izabela Cristina Batista Andrade e Michael Francïsco Serafim

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, percebemos que o grupo compreendeu o objetivo da aula e elaborou um bom texto. Parabéns! Entretanto, gostaríamos de fazer alguns apontamentos: 1. é importante fazer uma leitura prévia do texto antes da postagem, pois isto diminui a chance de erros ortográficos e de pontuação; 2. vale ressaltar que o nome correto do microscópio é multiusuário e não multiuso; 3. as figuras deveriam ter sido mencionadas no corpo do texto e 4. a lâmina milimetrada deve ser fotografada em todas as objetivas e não em todas as lâminas, como citado no texto. Tendo as imagens da lâmina milimetrada e a informação das objetivas nas quais as imagens do material foram obtidas, conseguimos inserir a escala.