quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ciência Itinerante: Hibisco: indicador natural de pH.

    Olá pessoal!
   
        O Ciência Itinerante é um trabalho proposto pela disciplina de Estudos e Desenvolvimento de Projetos III, para a elaboração de textos sobre os assuntos que são trabalhados no 3° período do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
       O  tema escolhido pelo grupo para fazer em um dos dois textos do Ciência Itinerante foi o hibisco (onde a matéria que envolve o assunto é Princípios Químicos e Bioquímicos) , que é uma flor bem popular nas cidades e que é um indicador natural de pH. Muitas pessoas não tem conhecimento sobre o assunto e que por ser fácil de estar sendo feito é uma boa oportunidade para os professores da área e até para os alunos estarem fazendo nas escolas ou até mesmo em casa.






            O outro tema foi sobre o músculo estriado cardíaco ( trabalhado na disciplina de Histologia)  e sobre o porque o coração não para de bater. Foi um assunto que achamos bem interessante e que instiga a curiosidade por ser uma parte do nosso corpo que não para enquanto estivermos vivos. Não tivemos muita dificuldade em desenvolver os assuntos, pois nossas professoras orientadoras nos ajudaram bastante e nos auxiliaram durante todo o processo de construção dos trabalhos para a matéria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos III. Usamos como referência para a construção do texto abaixo o livro Histologia Básica de JUNQUEIRA e CARNEIRO.






Referências:

Texto - Hibisco: indicador natural de pH. 

 Pereira, M.et al. UTILIZAÇÃO DE EXTRATO DE HIBISCUS ROSA SINENSIS COMO INDICADOR NATURAL DE PH. Acesso em: 11/11/2013.


Texto- Porque o coração não para de bater?

 JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 10ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004

2 comentários:

Flávia disse...

Pessoal, pelo que entendemos do texto sobre o hibisco, o tema principal é o pH e a planta entre apenas como um coadjuvante neste texto. Esperávamos que vocês postassem com maior detalhamento as etapas do processo de construção do Ciência Itinerante. Algumas frases são longas demais e a leitura prévia do texto evita este tipo de coisa. A parte de conteúdo específico será analisada posteriormente.

Flávia disse...

Pessoal, em relação ao texto sobre indicadores de pH a grafia correta dos íons hidrogênio e hidroxila são H+(sobrescrito) e OH-(sobrescrito), respectivamente. No texto sobre “Por que o coração não para de bater” gostaríamos de fazer as seguintes correções: 1) o nome adequado do tecido é muscular estriado cardíaco e 2) As células musculares não geram impulsos nervosos, essas células geram impulsos elétricos. Além disso, a leitura do texto após a elaboração evita frases confusas, como por exemplo: “indicadores de pH são substâncias que mudam der cor e nos mostram se e o quanto...” e a última frase do texto “Por que o coração não para de bater” não está compreensível.