quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Primeira Postagem, Microscopia Optica

No dia 06/11/2013 tivemos uma aula com a Prof. Flávia  na disciplina de EDP III  cujo assunto  foi:Manuseio do microscópio óptico, na qual estávamos usando um microscópio que permite que cinco pessoas observem uma mesma lamina simultaneamente, manuseado por uma só pessoa, ou seja, quatro pessoas somente observam e uma observa e manuseia.
Microscópio Óptico para 5 observadores

Nesta aula enquanto as quatro pessoas observavam, a professora foi explicando passo a passo o que cada tarraxa, o que cada botão fazia, a importância das lentes, os aumentos variados que elas nos proporcionam, o funcionamento mecânico do microscópio, aprendemos a importância dele na ciência, também fazer fotografias usando o microscópio, entre outras coisas.
Estávamos em um laboratório que não tinha disponível o dispositivo que acoplasse a câmera nas lentes objetivas, então não fizemos a foto, mas mesmo assim foi explicado como agir na ausência dele.
Na sequencia fomos a outro laboratório de microscopia onde tinham vários microscópios e varias laminas, lá já começamos a por em prática o que tínhamos acabado de aprender em relação a fotografia, os microscópios já estavam prontos apenas para serem fotografados, e o resultado foi esse:

Tecido Adiposo

Estômatos

Tecido Cubicoidal da Tireoide

De todas as funções, explicações, e conteúdo passado, escolhemos algumas partes do microscópio que julgamos mais importantes para explicação:
O microscópio óptico é constituído por vários instrumentos, sendo cada qual possui uma função especifica para uma melhor visualização do objeto em estudo.
- Lente Objetiva:Proporciona uma imagem real e aumentada. Suas lentes de aumento são de 4x, 10x, 40x, 100x.

- Lente Ocular: É a primeira lente depois do olho, por onde se observa a imagem, podendo aumentar em 10x.

- Relação de aumento proporcionado pelo microscópio.
Os aumentos de 4x, 10x, 40x, 100x, é multiplicado pelo valor da ocular, que seria de 10x, tendo então aumentos de 40x, 100x, 400x, 4000x.

- Condensador:Conjunto de lentes que proporciona a luz correta para iluminação do objeto observado.
- Diafragma: Regula a largura do feixe de luz.

- Revolver: Onde fica acoplado as lentes as lentes objetivas.
- Micrométrico: Tem a função de ajuste para ter um melhor foco sobre a lâmina.
- Macrométrico: Tem a função de movimentar a mesa para cima ou para baixo, ajustando de acordo com o necessário.

- Chariot: Dá a possiblidade de movimentar a mesa em vários sentidos para poder chegar na posição correta.

- Canhão: Onde fica localizado as oculares, que no caso pode ser substituído.
- Mesa: Local onde é colocado as lâminas na qual vão ser observadas.

Grupo: André Constantino, Caio Hatano Basso, Gustavo Porto Silva, Henrique Ismarsi de Souza e Rafael Barbosa.


2 comentários:

Flávia disse...

Rapazes, o objetivo da aula foi demonstrar os ajustes do microscópio, necessários para obter uma boa fotografia. Como mencionado nas aulas, o texto postado deveria abordar a técnica apresentada; o que não observamos. É importante fazer uma leitura prévia do texto antes da postagem, pois isto diminui a chance de erros ortográficos, de pontuação e evita o uso de vocabulário inadequado, como, por exemplo, “tarraxa”. As informações sobre as partes do microscópio foram, provavelmente, retiradas de alguma fonte que deveria ter sido citada. Além disso, as figuras deveriam ter sido mencionadas no corpo do texto.

Flávia disse...

Complementando os comentários, o aumento final proporcionado pelo microscópio, com as informações prestadas no texto, não é de 4000x e sim 1000x