sexta-feira, 14 de junho de 2019

Stop Motion: Filogenia (Anagênese e Cladogênese) 2019.01


Olá queridos leitores, tudo bem por aí?
Hoje faremos nossa última postagem relativa à disciplina de Estudos e Desenvolvimento de Projetos 3, o assunto será a confecção do “stop motion”. Produzir um vídeo dessa forma já era um desafio para o grupo, mas a junção do modelo didático ao “stop motion” foi um ainda maior, pois precisaríamos fazer vários intermediários entre cada ancestral e seu descendente que compunham a árvore filogenética. Apesar disso, o grupo não desanimou e passamos a nos organizar melhor para conseguir cumprir com as datas e metas, uma vez que estávamos enfrentando dificuldades nesse quesito.
Nos reunimos durante quatro dias para a organização de um roteiro em formato de “storyboard”, produção de todos os intermediários e outros elementos do vídeo e a captura das imagens. A edição ocorreu durante todo esse tempo, bem como as correções que foram sugeridas pelos docentes após a entrega da primeira versão.

No primeiro dia nos organizamos, segregamos tarefas e combinamos datas e horários para nos dedicarmos ao stop motion. Antes de começar os preparativos para fotografa é de suma importância ter em mãos um roteiro, para nortear a atividade. Então, depois de nos organizar, escrevemos o roteiro pensando em uma história que antecederia e introduziria a filogenia, para depois conseguirmos chegar no nosso foco principal: anagênese e cladogênese. Além disso, fizemos os desenhos que iriam compor o cenário da história e começamos a elaborar e recortar os intermediários, que mostrariam os passos evolutivos até chegar nos descendentes.


Imagem 1: Montagem do roteiro 
No segundo dia, o plano era já começar a fotografar, porém tivemos um impasse com alguns intermediários, tendo que refazer alguns deles e pensar em outros passos evolutivos que fizessem mais sentido para outros. Nesse dia, fizemos testes de como iríamos fotografar, e foram bem sucedidos.

Imagem 2: Montando os descendentes 



No terceiro dia, com todos os intermediários e cenário já prontos, foi dia de fotografar. O uso de um aparelho iPhone facilitou muito quando fomos fotografar o cenário e dar movimento a ele. O iPhone possui uma ferramenta na câmera que nos possibilita fazer vários disparos, tirando várias fotos apenas segurando o botão "fotografar", não precisando tirar uma foto de cada vez. Então só seguramos o botão, íamos movimentando o cenário conforme a história e o celular ia capturando cada movimento dando vida ao nosso stop motion. Nessa parte não tivemos dificuldade e ficamos felizes e satisfeitas com o resultado, o que nos motivou a continuar. Quando fomos fotografar os intermediários, a história tomou um novo rumo e apareceram algumas dificuldades. Nessa hora, teríamos que tirar foto de cada intermediário (eram muitos!) e uma foto de cada vez, tomando cuidado com a luz do ambiente e o mais importante, fotografar todas as figuras no mesmo lugar. Tivemos que refazer algumas vezes, ou porquê a luz não estava boa, ou porquê acabamos mexendo o celular ou colocando a figura um pouco mais para um lado ou um pouco mais para o outro.
Ainda no terceiro dia, combinamos de editar, mas antes, escolhemos alguém do grupo para narrar a história e então gravamos os áudios. Nessa hora tivemos dificuldades para que o áudio ficasse com boa qualidade e sem ruídos externos. Com o áudio pronto, continuamos a editar. De vez em quando notamos alguns erros e tínhamos que refazer nosso trabalho, como por exemplo fotografar alguns intermediários novamente pois no vídeo não estava ficando bom.
No quarto dia, teríamos aula para a apresentação do resultado aos professores. Então fizemos os últimos reparos no vídeo e na aula, apresentamos. Os professores gostaram e fizeram algumas correções como colocar nossos nomes, os nomes deles, da Universidade e citar a disciplina para qual aquele vídeo foi feito. As correções foram feitas, acrescentamos uma música de fundo no vídeo que o deixou mais interessante! E finalizamos.
Imagem 3: Fotografia da árvore filogenética

Apesar das dificuldades e desafios enfrentados, adoramos o resultado e a ideia do stop motion, que foi dar vida ao nosso modelo didático, podendo ser usado em qualquer disciplina como um método diferente e interessantíssimo de aprendizagem.

Por fim, gostaríamos de agradecer a oportunidade de poder disseminar o conhecimento e as experiências adquiridas através das atividades na disciplina de EDP 3, e a atenção e disposição de todos os leitores.

Autoras: Eliziane Garcia, Geovana Caetano, Kharem Miamoto e Sarah Dornellas.






Um comentário:

lggalego disse...

Boa tarde!! Parabéns pelo texto, foi o melhor dos três que vocês postaram. Além disso, vocês apresentaram várias das dificuldades em se elaborar um "stop motion".
O texto de vocês ainda apresenta imagens intercaladas com os parágrafos e as legendas abaixo das figuras!!