sexta-feira, 14 de junho de 2019

EDP III - Montagem do modelo didático 2019.1



Montagem material didático – Metamorfose da Borboleta.

   Olá pessoal, como estão? Hoje mostraremos a seguir, a segunda etapa da disciplina de EDP III, onde tivemos que construir um modelo didático para realizar a filmagem de um Stop Motion com o tema livre. Ao reunimos e apresentar algumas ideias aos professores, chegamos a conclusão, que faríamos sobre o processo de metamorfose da borboleta, que para nós do grupo é um tema bastante conhecido e fácil de abordar e que o nosso modelo didático seria uma maquete.

  No começo, para dar andamento ao trabalho, pensamos em algumas hipóteses de como montaríamos a maquete. Se teríamos uma árvore ou pássaros voando, gramas, nuvens ou até mesmo flores. Os professores nos orientaram que seria melhor apenas fazer uma árvore com um galho e com folhas, céu limpo e sem grama. Compramos isopor para a base, usamos color set verde para fazer as nossas folhas e pintamos o fundo com tinta azul, porém não utilizamos o pincel porque marcava muito. Tivemos dificuldade em colar a massinha de EVA no isopor, por isso usamos a cola de EVA, ao invés de cola branca, pois não aderia ao isopor a massinha de EVA e nem a cola Super Bonder, porque ela derrete o isopor. Os ovos também foram feitos com a massinha de EVA.

  Para fazer as nossas lagartas, pensamos em faze-las com linhas, porém não deu certo, pois o movimento não foi adequado, então fizemos com um fio mais maleável para dar o movimento mais realista. Para o corpo da nossa larva compramos miçangas esféricas e verdes de 3 tamanhos diferentes para demonstrar melhor os seus segmentos a medida que iria crescendo. Conseguimos fazer 8 lagartas para o desenvolvimento e crescimento. Nossa dificuldade em relação a borboleta já formada, foi fazer a suas asas, os orientadores nos deram a ideia de fazer com papel celofane transparente, mas como o material é muito fino não conseguimos trabalhar bem com ele, pois ele rasgava facilmente. Conseguimos fazer então, uma asa de papel sulfite e colorimos com caneta marca-texto amarelo e ficou muito legal, porque o movimento tão esperado foi realizado com sucesso. De certa forma, conseguimos realizar nosso material didático, ficou realista e como foi pedido pelos nossos orientadores. Apesar das dificuldades encontradas, conseguimos montar nosso modelo didático conforme esperávamos e pronto para darmos início ao Stop Motion. 

A seguir, há algumas fotos que tiramos ao decorrer do trabalho.




Foto das componentes do grupo na montagem do modelo didático


Processo de construção da arvore para a maquete.

Discentes: Ana Luiza Rodrigues Venturini, Jordana Oliveira Borges, Helenilza Martins Fernandes e Micaela de Oliveira Ribeiro.







Um comentário:

lggalego disse...

Boa tarde!! Parabéns!! Vocês apresentaram várias informações importantes a respeito dos desafios na elaboração do modelo didático proposto por vocês. Além disso, o texto apresenta uma linha narrativa clara, a despeito de alguns poucos erros gramaticais. Sentimos falta de mais ilustrações das várias etapas de construção que vocês citaram no texto. A data de postagem foi posterior à combinada (24/05/2019).
Profa Flávia e Prof. Luís Gustavo