sexta-feira, 14 de junho de 2019

Produção de modelo didático - 2019.1

Boa noite visitantes do Blog EDP III relataremos aqui nossa experiência com a produção do material didático para a disciplina de Estudo e Desenvolvimento de Projetos III. O material escolhido pelo grupo (nessa altura composto apenas por Danilo Giovanini e Luis Filipe Oliveira) foram os húmeros de alguns grupos de vertebrados com objetivo de evidenciar a homologia envolvida. Inicialmente a ideia era produzir todos os ossos que compõem os membros superiores de diversas Classes, entretanto a quantidade de material a ser produzida superaria o tempo da disciplina e nossa disponibilidade. Diante dos fatos a proposta foi afunilada para apenas quatro animais dentro da Classe dos mamíferos (rato, baleia, homem e morcego). A produção do material teve como objetivo a utilização dos mesmos na produção audiovisual do stop motion (também proposto no componente curricular). A matéria prima utilizada foi o "biscuit" (porcelana fria) esculpidos pelos autores/alunos baseando-se no livro "A Vida dos Vertebrados" do Pough. Diversos modelos foram materializados com a finalidade de representar as transições (no vídeo) entre os modelos de húmeros que representam os diferentes grupos, Trabalhamos por cerca de três semanas para confeccionar todos os modelos (finais e as transições).  Apesar da intensa dedicação o resultado do trabalho foi satisfatório e superou as expectativas.













Húmero de cetáceo à esquerda e duas transições à sua direita; ao fundo modelos de primata (ao centro), morcego a direita e uma transição a esquerda.
Luis esculpindo alguns modelos.















Húmero de cetáceo, algumas transições e o modelo que representa o roedor.

Um comentário:

lggalego disse...

Boa tarde!! O texto apresenta os principais pontos da elaboração do modelo didático proposto por vocês. Porém, a data de postagem foi posterior à combinada (24/05/2019).
Profa Flávia e Prof. Luís Gustavo