quinta-feira, 13 de junho de 2019

Modelo didático 2019.1


  Olá queridos leitores, hoje vamos contar para vocês como foi a construção do nosso modelo didático para a disciplina de EDP 3.

  No primeiro momento nos reunimos na biblioteca, pegamos um livro da disciplina de evolução e estudamos os conceitos que iríamos trabalhar: filogenia, anagênese e cladogênese. Em seguida, com os termos já bem claros e definidos, achamos interessante a construção de um plano de aula, pois assim, teríamos mais noção de como nosso modelo poderia se encaixar em uma aula. Com o plano de aula pronto, a partir dos objetivos que gostaríamos de alcançar, começamos a pensar em como faríamos o modelo. Pensamos em alguma coisa simples e bem prática que os alunos pudessem fazer com as próprias mãos.

  Tivemos a ideia de construir uma árvore filogenética e representar nela, a anagênese e a cladogênese. A árvore seria construída por barbante, e para representar os indivíduos, usaríamos formas geométricas em papel cartão. A ideia foi aceita pelos professores, mas com uma sugestão do professor Galego: manter apenas quadriláteros, para facilitar a compreensão da evolução do ancestral (um quadrado). Fizemos as correções e a partir disso, usamos apenas o quadrado como ancestral comum, e o losango, o paralelogramo e o retângulo como descendentes. 



Autoras: Eliziane Garcia, Geovana Caetano, Kharem Miamoto, Sarah Dornellas






(Imagem 1)

(Imagem 2)
 
(Imagem 3)


(Imagem 4)
(Imagem 5)
Legendas:

Imagem 1: Primeiro modelo didático;
Imagem 2: Montagem do primeiro modelo didático;
Imagem 3: Montagem do segundo modelo didático;
Imagem 4: Segundo modelo didático;
Imagem 5: Modelo didático pronto.

2 comentários:

lggalego disse...

Boa tarde!! O texto de vocês apresenta as etapas da construção do modelo didático, porém ele foi postado em data posterior a combinada (24/05/2019). Além disso, vocês representaram estado de caracter de uma adaptação e não indivíduos e o texto carece de um parágrafo de conclusão.

lggalego disse...

Por fim, as legendas deveriam estar grafadas abaixo de cada imagem, e não em bloco, ao final do texto.