domingo, 20 de novembro de 2011

Vitaminas Antioxidantes


Com base em um dos artigos propostos para seminário da disciplina de Princípios Químicos e Bioquímicos da profa. Dra. Vera Lúcia Bonfim, que fala sobre Radicais Livres, vamos mostrar algumas vitaminas antioxidantes e seus benefícios.

De maneira simples, o termo radical livre refere se a átomo ou molécula altamente reativo, que contêm número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica. É este não emparelhamento de elétrons da última camada que confere alta reatividade a esses átomos ou moléculas (FERREIRA, MATSUBARA, 97).

Diariamente o corpo libera essas moléculas em quantidades pequenas, são eliminadas pelo próprio organismo sem causar danos, o problema surge quando a produção dessas moléculas aumenta e elas tornam-se vilãs.

Como em sua maioria são derivados do metabolismo do oxigênio utilizamos o termo “espécies reativas do metabolismo do oxigênio” (ERMO) para referirmo-nos a eles.

Existem evidências de que as ERMO possam estar envolvidas em mais de 50 doenças como as pulmonares ex: enfisema e asma dentre outras, a doença de Parkinson, o acidente vascular cerebral, a doença de Alzheimer, a esclerose múltipla e catarata.

Os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger o corpo da formação das ERMO. A oxidação provoca danos às nossas células e acredita-se que esse dano cumulativo é o que provoca o envelhecimento.

Uma maneira de reduzir a probabilidade de contrair certas doenças é manter uma dieta em porções diárias de frutas e vegetais que contenham vitaminas A, C, E, Zinco e Beta Caroteno, que são antioxidantes, em vez de tomar suplementos.

Alimentos Ricos em antioxidantes

  • Vitamina A: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.
  • Vitamina C: frutas cítricas (laranja, lima, limão), melão, acerola, caju, kiwi, morango, vegetais verdes escuros e tomate.
  • Vitamina E: óleos de frutos e sementes, germe de cereais, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, verduras de folhas verdes escuras e legumes.
  • Beta Caroteno: verduras de folhas verdes escuras, abóbora, cenoura e tomate.
  • Zinco: cereais integrais, germe de trigo, peixes, mariscos e crustáceos, carnes, aves e leite

Obs:Chá verde é um dos mais importantes antioxidantes.
O alho é conhecido como anti-radical livre.

Referências:

Bianchi, M. de L. P.; Antunes, L.M.G. Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Revi. Nutr. Campinas vol 12, n. 2, p. 123-130, 1999.

Ferreira, A.la.;Matsubara, L.S Radicais livres: conceitos, doenças relacionadas, sistema de defesa e estresse oxidativo. Revista Ass. Med Brasil vol 43, n, 1, p. 61-8, 1997.

http://www.wdicas.com/alimentos-antioxidantes-dicas-proteja-o-corpo-dos-efeitos-da-oxidacao/

Grupo:

Natália Conceição

Luiz Fernando Alves da Silva

Paulo Roberto Faquinelli

Renata Nogueira de Medeiros

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, interessante vocês trazerem para o blog um tema que foi discutido no seminário da disciplina.