segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nanotecnologia dos Lipossomas


Este nome pode ser conhecido por uns, principalmente aqueles que se identificam com propostas modernas para a estética, mas, principalmente por aqueles que buscam informações sobre os avanços em fármacos em geral através de nanotecnologias. Os lipossomas são vesículas microscópicas de material natural (compostos por fosfolipídios) que se formam através de diversos processos induzidos, de acordo com a necessidade. Estas vesículas por sua vez são capazes de ligar-se a substancias de características farmacológicas, formando verdadeiras capsulas, essas por sua vez, transportam o fármaco até o órgão desejado (geralmente aquele que sofre com algum tipo de patologia) devido à impregnação de substancias que possuam afinidade química com células do órgão receptor. Desse modo estas capsulas interagem com a membrana das células devido a semelhança bioquímica e liberam o remédio de modo mais constante e específico, diminuindo assim a gravidade de efeitos colaterais. Se comparados à medicamentos de aplicação livre (em todo o sistema), podem apresentar efeitos até 700 vezes mais significativos como no caso da Leishmaniose, sendo portanto um avanço na nanotecnologia biológica importantíssimo para a melhoria da eficácia de remédios e a qualidade no tratamento de pacientes. O assunto ainda carece de intensas pesquisas para aprimoramento.

MERTINS, O. Estudos físico-químicos e estruturais de lipossomas compósitos de fosfatidilcolina e quitosana. 2008. 186 f. Tese (Doutor em química) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2008.  On-line. Disponível em <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14354/000657747.pdf?sequence=1>. Acesso em 10  Nov.  2011.
MACHADO L. C.; GNOATTO S. A.; KLÜPPE, M. L. W. LIPOSSOMAS APLICADOS EM FARMACOLOGIA: Uma revisão da literatura. 2007. On-line. Disponível em <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/bs?dd1=2512&dd99=view>.Acesso em 10  Nov.  2011.

Grupo: Angêlo Alves, Jean Carlo de Almeida, Julian Cristian, Leandro Rodrigues e Marcos Gomides.

Um comentário:

Flávia disse...

É importante, ao escrever um texto, fazer a revisão antes da postagem para evitar falta de pontuação, acentuação e frases longas. Sentimos falta do comentário do grupo a respeito do assunto.