sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Células-tronco hematopoéticas


Células-tronco hematopoéticas


Célula-tronco é uma célula de origem embrionária, fetal ou do adulto, capaz de se dividir indefinidamente. Todas as células-tronco, independentemente de sua origem, possuem três características que as distinguem dos outros tipos celulares: são células indiferenciadas e não especializadas, são capazes de se dividir e se auto renovar indefinidamente e são capazes de se diferenciar em células especializadas quando submetidas a certas condições fisiológicas.
As células-tronco hematopoéticas (CTH) são células que possuem a capacidade de se auto renovar e se diferenciar em células especializadas do tecido sanguíneo e células do sistema imune. A sua obtenção é feita a partir da medula óssea, do cordão umbilical ou do sangue periférico.
As CTH são extremamente eficazes para o tratamento de doenças como: Linfomas, Leucemias, Câncer e algumas doenças auto-imunes como lúpus, por exemplo. O tratamento é feito através de transplantes,que pode ser singênico, quando as células são geneticamente idênticas a de quem recebera , no caso de um irmão gêmeo, e também pode ser do tipo alogênicos, quando não é geneticamente idêntica.
O uso de células-tronco em geral tem gerado muita polêmica atualmente, algumas religiões condenam seu uso, pois para a obtenção de alguns tipos de células é preciso usar embriões que possivelmente poderiam originar vida.
Diversas pesquisas vêm sendo realizadas no mundo inteiro e espera-se que o avanço na pesquisa de células-tronco possa proporcionar uma melhor qualidade de vida para pessoas que tem como única chance de cura o tratamento com essas células.

Referências:

ALVES,Antonio C.. Histologia da medula óssea. Rev.Bras. Hematol. Hemoter., SãoPaulo, v. 31, n. 3, p.183-188, jun. 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842009000300014〈=pt&gt;.Acesso em: 17 nov. 2011.

SILVAJUNIOR, Francisco C. da; ODONGO, Fatuma C. A.; DULLEY, Frederico L..Células-tronco hematopoéticas: utilidades e perspectivas. Rev.Bras. Hematol. Hemoter., SãoPaulo, v. 31, n. 01, p.53-58, 22 maio 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842009000700009〈=pt&gt;.Acesso em: 17 nov. 2011.



Grupo: Julian Cristian, Angêlo Alves, Marcos Gomides, Leandro Rodrigues e Jean Carlos















Um comentário:

Anônimo disse...

O texto está bom. Poderímos relacionar o conhecimento científico das células tronco com suas aplicações em pesquisa para benefício da humanidade. Nos comentários poderímos localizá-las no conteúdo programático de Histologia.