segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Biologia didática

Boa noite a todos, venho por meio desde para enfatizar a importância da didática com intuito de facilitar o ensino e a aprendizagem. Essa reflexão surgiu após a última aula prática de Histologia do professor Carlos, em que toda a sala que compõe a turma 04 interagiu na sala de microscopia. Foi possivel observar estruturas como a célula do sangue, tecido adiposo, tecido nervoso, tecido ósseo, fibras reticulares do tecido epitelial pseudoestratificado como apresentado na figura abaixo, dentre outros. Em todas as imagens vimos como as estruturas são diferentes das mesmas ilustradas em livros. Isso ocorre para que os alunos tenham maior facilidade em associar a imagem que vêem com o conteúdo dado pelo professor. E isso não está restrito somente às escolas, os livros voltados para alunos de graduação também trazem figuras ilustrativas. Particularmente a estrutura que mais se diferência da imagem apresentada nos livros são os neurônios, no microscópio óptico é possivel visualizar somente um ''pontinho vermelho'' enquanto nos livros a estrutura é apresentada com flagelos e todas suas estruturas bem definidas. Se por um lado a didática é fundamental para facilitar o aprendizado e facilitar  o entendimento da estrutura associando-a com o conteúdo, por outro a didática ilustrativa se torna perigosa, principalmente para os alunos de graduação, uma vez que estar em um curso especifico obriga que o futuro profissional da área tenha conhecimento diferenciado, situado num patamar além do senso comum.

Tecido epitelial pseudoestratificado


Grupo: Márcia Gracielle de Oliveira Lopes, Jaqueline Miquel e Michelli Silva.

Um comentário:

Flávia disse...

A qualidade do texto está comprometida por conter afirmações como "mencionar flagelo no neurônio". A ideia da biologia didática parece não estar bem definida no texto. O conceito de didática ilustrativa mostrada no texto não ficou clara, quando se relaciona figuras dos livros com o que é observado nas lâminas ao microscópio.