sábado, 19 de novembro de 2011

Suicídio celular


Todas as células do nosso corpo têm um determinado período de vida, algumas como as que formam o tecido epitelial (pele) são repostas a cada 30 dias, outras como as do couro cabeludo passam pelo processo de substituição a cada 3 ou 4 dias formando caspas, já as do sangue mesmo sendo anucleadas só são regeneradas a cada 120 dias. Esse processo de reposição celular só é possível graças a um mecanismo adquirido ao longo da evolução que mantêm as células do nosso organismo em perfeita organização. Esse evento é denominado apoptose que é a morte programada da célula, desencadeada por uma enzima denominada P53 se essa não funcionar corretamente células com o DNA danificado podem se multiplicar constantemente transformando em células cancerosas pro isso o fenômeno é importante para manter o bom funcionamento do organismo.
Ao longo do desenvolvimento embrionário e das fazes jovens da vida, as divisões celulares devem sobrepor a morte das células. Isso acontece para que os órgãos se formem e cresçam ate atingir o tamanho definido, entretanto na fase adulta o ritmo das divisões celulares (mitose) diminui passando a ocorrer somente quando a necessidade de substituir as células que morreram naturalmente ou em conseqüência de acidente. Por isso muitos pesquisadores acreditam que a apoptose seja uma morte programada da célula. O termo apoptose (do grego apo, separado de, e ptóses, queda.), esse termo só e utilizado para mortes celulares propositais já a morte celular acidental produzida por traumatismos, substancias tóxicas, obstruções vasculares, são conhecidas como necrose. Como já falamos a proteína P53 que também é responsável por estabilizar a o ciclo celular na fase G1, para que possa ocorrer o controle de possíveis alterações do DNA mantendo o ciclo celular na fase denominada G0. Entretanto quando a uma mutação no gene P53 e este trecho está alterado, dá origem a uma proteína P53 defeituosa, incapaz de manter a morte programada da célula, esse defeito faz com que a célula tenha uma seqüência de divisões desordenadas provocando o câncer. As condições biológicas que levam a célula a ocorrer a apoptose ocorrem quando o DNA apresenta alterações devido ao envelhecimento celular, à replicação, a ação de agentes ambientais como raios x radiação dos raios ultravioleta, substancia química ou ao acumulo de radicais livres como peróxido de hidrogênio. Para que o processo de apoptose ocorra, à proteína P53 inativa a BCL-2, iniciando assim o processo de apoptose.

Referências do texto:

BRUCE, Alberts. Fundamentos da biologia celular. 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2006

DE ROBERTIS, E.D.P., & DE ROBERTIS, E. M. F.Bases da Biologia Celular e Molecular. 4ª Ed. Rio de Janeiro: ED. Guanabara, 2010

Referência da imagem (site acessado em: 18/11/2011)
http://www.diariosur.es/v/20100925/sociedad/suicidio-celular-20100925.html

Grupo: Camila de Oliveira Assugeni, Camila Nascimento, Milene dos Santos, Letícia Gobbi e Samuel Amaral.

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, façam a revisão do texto antes da postagem, verifiquem a ortografia ("fazes") e concordância verbal. O texto está confuso.