quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Insulina e Glucagon – Como agem no nosso organismo?

A insulina e o glucagon são produzidos e secretados pelo pâncreas (glândula de secreção mista), estes hormônios são extremamente importantes para o metabolismo da glicose.
A secreção é chamada exócrina, pois libera hormônios na corrente sanguínea. No pâncreas existem milhões de ilhotas pancreáticas, também chamadas de ilhotas de Langerhans, que possui regiões alfa, onde é produzida a insulina e regiões beta, onde é produzido o glucagon.
Estes hormônios possuem função fisiológica inversa no nosso organismo, estes começam a funcionar assim que nos alimentamos.
Logo depois de nos alimentarmos, a insulina é liberada para absorver a glicose das células do fígado, tecido esquelético e adiposo, até que a concentração vai diminuindo devido a retirada da glicose do organismo.

Em seguida o que entra em ação é o glucagon que tem por função manter o teor de glicose no sangue, e após um longo período de jejum aumentar esta concentração de glicose no nosso organismo, isto se dá a partir da quebra do glicogênio uma substância responsável pela reserva energética.
Sendo assim, conforme a atividade metabólica que estiver ocorrendo o pâncreas é requisitado a liberar determinada substância na corrente sanguínea.













Referências Bibliográficas:


Sites acessados em 16/11/2011








MARZZOCO, Anita. TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.





Espero que gostem...


Grupo: Camila de Oliveira Assugeni, Camila Nascimento, Milene dos Santos, Letícia Gobbi e Samuel Amaral.

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, foi bom ver que produziram o próprio texto, porém é interessante fazer uma leitura antes da postagem para corrigir possíveis erros de digitação, pontuação, etc. No trecho que diz respeito a insulina há um erro conceitual. A insulina auxilia a entrada da glicose na célula, reduzindo sua concentração sanguínea e não no organismo. Seria interessante colocar nas figuras o título/legenda, bem como a fonte da mesma.