terça-feira, 24 de maio de 2011

Você sabia que é possível produzir pele humana em laboratório?

Fig. 1: Extrato da pele humana

Fig. 2: Máquina utilizada na produção de pele humana

Sim, é isso mesmo, produção de pele humana! Em 2006, cientistas brasileiros da Unicamp publicaram um artigo onde descrevem um modelo de produção de derme e epiderme humanas. Segundo os mesmos, as experiências realizadas mostraram resultados que confirmam a viabilidade do procedimento. O trabalho havia sido exposto um ano antes, porém só em 2006 foi publicado.

No procedimento, a partir da cultura de fibroblastos (células do tecido conjuntivo), obtém-se uma quantidade suficiente de células que são injetadas em uma matriz de colágeno bovino. Nessa matriz, forma-se a derme e através da cultura de outras células forma-se também a epiderme. Nos testes realizados, utilizaram células provenientes da pele do abdômen e da mama, que provinham de tecidos excedentários de cirurgias convencionais. Segundo os cientistas, esse tecido produzido em laboratório pode substituir animais em testes farmacológicos e cosméticos e também pode ser usada para tratar queimaduras e feridas.

Mas em 2008, cientistas-médicos do Instituto Fraunhofer da Alemanha conseguiram automatizar esse processo e começaram a produzir pele em 3D. Antes a pele era produzida e os estes eram realizados em somente uma camada. O novo processo consiste agora tem início com uma biópsia para esterilizar uma amostra do tecido do paciente, depois uma garra (braço automatizado) leva esta biópsia (amostra) ao interior do equipamento onde ocorrerá o crescimento da pele artificial de forma automatizada e sem intervenção humana. O equipamento corta a amostra em pequenos pedaços para depois isolar os diferentes tipos de células, estimulando seu crescimento e misturando as células da pele com o colágeno. Por fim, uma matriz de gel é usada para a reconstrução tridimensional das diferentes camadas da pele, e assim fica pronta.

A produção de pele humana é mais um avanço para a ciência. Assim, os tratamentos de queimaduras e feridas ficam mais viáveis e os animais agradecem por não sofrerem mais em testes médicos.


Fontes/Referências:

Fábrica produz pele humana na Alemanha. Disponível em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=48705&op=all.

Cientistas brasileiros criam modelo de produção de pele humana. Disponível em: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/cientistas-brasileiros-criam-modelo-de-producao-de-pele-humana.

Produção de pele humana agora é totalmente automatizada. Disponível em: http://blogs.forumpcs.com.br/noticias/2008/12/13/producao-de-pele-humana-agora-e-totalmente-automatizada/.

2 comentários:

Thamires Manfrim disse...

e os animais agradem mesmoooo. Otimo isso.

Camilarrodrigues disse...

Muito legal né Thamires? Menos um experimento com animais!