domingo, 22 de maio de 2011

Como saber a idade de uma arvore?

Boa noite galera, tudo bom?
Então, em uma aula de Botânica, eu me lembro que surgiu a seguinte pergunta: Como sabemos a idade de uma árvore? A professora explicou, mas achei interessante alguém postar no nosso blog, então decidi fazer isso.
Procurei em sites de busca algo relacionado ao assunto, e encontrei, mas decidi montar meu próprio texto.
Então, todos nós sabemos que é muito fácil atualmente saber a idade de uma árvore, sem ter que arranca la do chão. Para saber a idade certa da arvore o que precisa é saber quantos anéis de crescimento ela tem, e há pouco tempo atrás pesquisadores acreditavam que as arvores que existiam e existam nas áreas tropicais não possuíam esses anéis de crescimento, isso porque é mais difícil de observar do que em arvores de áreas temperadas. E outra coisa que é importante saber é que o ano de crescimento de uma arvore não corresponde a 12 meses, e sim o periodo em que ela cresceu dura
nte aquele ano.
"Nas regiões temperadas, 100% das árvores têm anéis de crescimento. Já nas tropicais, eles são comprovados apenas em uma minoria", diz o professor. Para dificultar, não é qualquer anel que entra na conta. A precisão da idade só é alcançada quando os anéis são contados a partir da medula e do ponto mais baixo possível do tronco.
E assim finalizo minha postagem, com a fala do professor de botanica da USP Gregório Ceccantini.



FONTE:
http://www.tutomania.com.br/saiba-mais/como-sabemos-a-idade-de-uma-arvore

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, o assunto é bem interessante porém, apesar de nos comentários iniciais vocês proporem elaborar o próprio texto, nós, ao buscarmos a fonte citada pelo grupo percebemos que ambos estão bem parecidos, lembrem-se, a idéia é vocês elaborarem seus próprios textos. Atenção, ok!?