segunda-feira, 23 de maio de 2011

A comunicação das plantas com o meio externo...

Foto de estômato de uma elódea tirada em aula prática com o aumento de 400x.


Os estômatos são estruturas que podem ser encontradas em folhas por meio de uma análise microscópica. São formados pelas chamadas “células-guarda” que delimitam o “ostíolo” e também por mais algumas células anexas. São estruturas extremamente numerosas, sendo que dependendo da espécie de uma folha existem de 1.000 a 100.000 estômatos em cada cm².Suas funções principais são a fotossíntese,pelo fato das células-guarda serem ricas em
Cloroplastos, e o controle da transpiração , que ocorre pela abertura do ostíolo, órgão responsável pela comunicação direta entre o ambiente interno da folha e o externo. As células-guarda são quem definem a abertura e o fechamento do estômato, quando as células estão túrgidas, ou com muita água absorvida o ostíolo se abre e quando as células estão murchas , perdendo água, esse ostíolo se fecha.
Existem outros fatores que influenciam na abertura e fechamento dessa estrutura : alta ou baixa intensidade luminosa, concentração de gás carbônico no meio ambiente, e umidade relativa do ar, por isso nas áreas com umidade do ar baixa os estômatos tendem a permanecer fechados para que não haja a perda desnecessária de água, o que causaria a morte da planta.

Marina Caldeira

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, vários pontos a serem comentados: não há referência ao final do texto, a legenda da figura está equivocada pois a planta trabalhada em sala de aula foi a Tradescantia, os fatores que influenciam a abertura e fechamento dos estomatos não é somente a intensidade luminosa e sim a qualidade da luz (comprimento de onda) e a frase relacionada as funções poderia ser reescrita (reformulada). Atenção.