sábado, 28 de maio de 2011

Qual a idade daquela árvore?


Daniel Leonardo Ferreira

Sabe-se que as plantas habitam o planeta Terra há milhares de anos.Desde as primeiras algas unicelulares fotossintetizantes às mais frondosas angiospermas,recheada de frutos suculentos,não há dúvidas quanto a importância dos vegetais para a manutenção do oxigênio,combustível insubstituível para a respiração de seres que realizam respiração aeróbia.
Muito se conhece sobre a estrutura vegetal.Estudos anátomo-fisiológicos são frequentes na biologia das plantas,buscando responder diversas questões sobre as mesmas.Dentre elas destaca-se uma:"Qual é a idade daquela árvore?"
É possível determinar aproximadamente a idade de uma árvore,levando em conta as condições naturais e seu metabolismo funcionando corretamente,para ativar o câmbio,um tipo de tecido vegetal de condução.
Segundo Appezzato -da Glória e Carmello-Guerreiro(2006, pg 136),alguns troncos,quando observados em seção(corte) transversal à vista desarmada ou com auxílio de uma lupa,revelam camadas mais ou menos concêntricas ao redor da medula,os anéis de crescimento ,que decorrem da atividade periódica do câmbio.[...]É possível avaliar a idade da àrvore fazendo-se a contagem dos anéis anuais.
Um dos papéis atribuídos à ciência é responder questões como: "Qual a origem das espécies?" entre outras.Estimar a idade de uma àrvore é uma pergunta frequente em ambientes acadêmicos e escolares,principalmente porque despertam a curiosidade do estudante.Por isso é essencial dar continuidade à produção do conhecimento científico,buscando não só satisfazer as necessidades humanas,mas atender à toda biodiversidade buscando a manutenção da vida no planeta.

Imagem - Piptadenia communis Benth. (Leguminosae-Mimosoideae). Anéis de crescimento (seta). Observação macroscópica. Barra = 1 cm. (Foto: Vera R. Coradin).

Referência e Imagem do texto
: Appezzato-da-Glória e Carmello-Guerreiro,Beatriz e Sandra.Anatomia Vegetal.2 ed.2006.Viçosa Editora.Viçosa,Minas Gerais

Daniel Leonardo Ferreira
Biologia
Discente

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, a legenda da imagem poderia ter sido colocada logo abaixo da mesma (mais proximo da imagem) e faltou mencionar a referencia da imagem. Ficamos curiosos em entender o que voce quis dizer com "seu metabolismo funcionando corretamente"...