domingo, 8 de maio de 2011

MITOSE DA CEBOLA

Bom dia galera, então resolvi postar algumas (tres)fotos que eu consegui bater numa aula prática que o professor Carlos realizou com a gente, foi sobre as fases da mitose na cebola, infelizmente eu só consegui tirar tres fotos, mas nao tem porque nao compartilhar com voces, e para enriquecer o material pesquisei algumas coisinhas que acontece na mitose da cebola e coloquei algumas explicações. Aproveitem, e boa semana!

























A fase mitótica é a fase do ciclo celular onde ocorre duas divisões, a divisão do núcleo – mitose - e do citoplasma – citocinese. A mitose integra 4 subfases: profase, metafase, anafase e telofase. Todas estas fases se caracterizam por um dados conjunto de fenómenos:
profase – é a etapa mais longa da mitose, onde os filamentos de cromatina se condensam, originado umas estruturas grossas e curtas – os cromossomas - , que vão ser constituídos por dois cromatídeos unidos por um centrómero, a membrana nuclear fragmenta-se e o nucléolo desaparece e por fim forma-se o fuso acromático nos polos da células;
metafase – é a etapa onde o fuso acromático se vai ligar aos centrómeros dos cromossomas, que já atingiram o encurtamento máximo, formando assim a placa equatorial, onde os cromossomas se dispõem voltados para o centro do plano com os braços voltados para fora;
anafase – dá-se a fragmentação dos centrómeros, separando assim os cromatídeos, passando cada um destes a formar agora um cromossoma; as fibras do fuso acromático começam a encurtar levando assim os cromossomas para os polos – ascenção polar; telofase – passa-se exactamente o contrário da profase, ou seja, a cromtina vai descondensar e alongar, o fuso acromático dissolve-se, a membrana nuclear irá reaparecer dipondo-se à volta dos cromossomas, formando assim dois núcleos novos.
Terminada a mitose, vai ocorrer então a citocinese, que consiste na separação do citoplasma da célula-mãe, em duas partes iguais, originando assim as duas novas células.
A mitose é então considerada como o processo responsável pelo crescimento dos vegetais.
No príncipio da formação dos vegetais, todas as células do embrião de dividem, mas mais tarde são criadas estruturas próprias para a mutiplicação celular – os meristemas - onde ocorrem sucessivas divisões celulares. Essas estruturas encontram-se nos ápices radiculares e formam o meiristema apical radicular. E superiores a essas zonas situam-se as zonas de alongamento celular, onde ocorre o crescimento das células e sua especificação. Mas nestes dois locais as células apresentam-se de maneira diferente, uma vez que têm funções diferentes.
No meristema apical radicular as células são pequenas, apresentam núcleos volumosos, pequenos vacúolos e citoplasma compacto. Enquanto que na zona de alongamento as células são de maior dimensão, alongandas, com vacúlos de gandes dimensões, núcleos pequenos, e um citoplasma muito reduzido situado entre a membrana celular e os vacúolos. Com estas condições as células adquirem assim uma função específica.
Tudo isto faz parte do crescimento dos vegetais.

Então galera, para complementar mais, eu encontrei algumas fotos sobre as fases da mitose na cebola, então segue abaixo.




E logo abaixo, em forma de animação as fases da mitose.





INTERFASE













PROFASE












METAFASE








ANAFASE










TELOFASE




FONTE:http://coofarm.fmns.rug.nl/celbiologie/gallery/mitose_b.jpg
































Nenhum comentário: