quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ligação Peptídica em stop motion

          No último dia 17, uma parte da turma de EDPIII se reuniu com as professoras Vera e Flávia para começar a desenvolver o stop motion (animação feita por fotografias em sequencia; no cinema, costuma se utilizar 24 fotografias, ou também chamados quadros, para cada segundo de animação.) Filmes como A Fuga das Galinhas (Grã Bretanha, 2000), dirigido por Nick Park e Peter Lord e O Estranho Mundo de Jack (EUA, 1993) de Henry Selick foram feitos a partir dessa técnica.
            O tema do nosso Stop Motion foi “Ligação Peptídica”. O material utilizado, ao contrário da maioria para esse tipo de animação, que costuma ser a massa de modelar, foi o E.V.A (um tipo de material emborrachado) e foram montados quebra-cabeças para se formar a ligação.
            Foram confeccionados 4 quebra-cabeças:
I-             Apresenta a forma estrutural de um aminoácido.
II-            Apresenta a forma estrutural de 2 aminoácidos separadamente
III-           Mostra onde a ligação se formará
IV-          Mostra ligação estabelecida e a liberação da molécula de água (fotografia a baixo)


Para obtermos movimentos a partir de fotos, é necessário que a cena seja fotografada várias vezes em ordem contínua. Para conseguirmos esse efeito no quebra-cabeças foi tirada uma fotografia a cada peça do jogo que foi montada. Assim, com o passar da história o quebra-cabeça se monta e a ligação é formada.

Mas afinal de contas, o que uma ligação peptídica?
Resumidamente, uma ligação peptídica é a ligação do grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amino de outro. E se dá pela exclusão de uma molécula de água.

Para que serve uma ligação peptídica?
A ligação peptídica une um aminoácido a outro e essas novas estruturas são chamadas genericamente de peptídios. Quando o número de aminoácidos for igual a 2, é chamado de dipeptídio, quando houver 3 aminoácidos, é chamado de tripeptídio e assim por diante. Cadeias com até 30 aminoácidos são chamadas de oligopeptídios ou simplesmente peptídios e se o número for maior de 30, são chamadas de cadeias polipeptídicas.
São encontrados na natureza muitos peptídios e desempenham diversas funções, atuam como hormônios, antibióticos, agentes redutores e etc. Outros são sintetizados em laboratórios industriais como, por exemplo, o aspartame, que é um dipeptídio modificado.
As ligações peptídicas também possibilitam a formação de proteínas, já que essas são formadas por uma ou mais cadeias polipeptídicas, possuindo geralmente mais de 50 aminoácidos (ou melhor, resíduos de aminoácidos).
Podemos perceber que as ligações peptídicas desempenham papel fundamental em nossas vidas. Então, por que não aprendê-la de forma divertida?! Essa foi nossa intenção ao montarmos um quebra – cabeças com a ligação.
Aguardem a confecção do vídeo. Esperamos que todos compreendam como ela é formada e como conseguimos montar o stop motion.

Considerações :
I – Usamos um quebra-cabeças para formar a nossa Ligação Peptídica, para justamente desmitificar a ideia de que tal ligação é muito complexa para se entender.
II – “A ligação peptídica como representada acima, jamais ocorre. Já que nos seres vivos, a união dos aminoácidos por tal ligação não é feita direta entre eles, mas através de um complexo aparato de síntese protéica, que inclui ribossomos, ácidos nucléicos, várias proteínas e enzimas”(MARZZOCO 2007) . A equação é apenas um MODELO DIDÁTICO, utilizado para fins educativos e representativos. 

Postado por:
Augusto, Bruna e Mayara

Referencias:

MARZZOCO, A.; TORRES, B. B. Bioquímica Básica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010



http://www.tecmundo.com.br/2247-o-que-e-stop-motion-.htm




Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, parabens pelo texto, esta coerente, acessivel e foi possivel perceber nele as ligaçoes estabelecidas entre as aulas teoricas e
as atividades praticas propostas. Continuem produzindo seus proprios textos, assim eles serao cada vez melhores;