Modelo
didático – A Reação enzima substrato aplicada a intolerância a lactose.
Boa tarde Pessoal.
O
nosso modelo didático tem como ideia servir como um auxilio para os alunos do ensino médio, com o objetivo de demonstrar como ocorre a degradação
da lactose (um carboidrato encontrado no leite) através da reação enzima-substrato num organismo tolerante e intolerante. A partir das orientações feitas pelos nossos professores, nós
pensamos num modelo bem simples e dinâmico que demonstrasse como ocorre a
intolerância a lactose no intestino humano. A escolha desse tema foi a partir
do nosso trabalho escrito ciência itinerante, a primeira etapa de avaliação da
disciplina. Após a conclusão desse trabalho, nós iremos utiliza-lo para criar
um vídeo demonstrativo utilizando a técnica de stop motion, no qual, será feita uma sequência de várias fotos que
dará um movimento bem legal e demonstrativo da reação bioquímica no intestino.
O
nosso trabalho consistiu em 2 etapas: primeiramente, nós buscamos ideias do que
poderíamos fazer esse modelo, e a partir dessas ideias nós desenhamos de como
seria feito. Após trocarmos ideias com os professores e as sugestões feita por
eles, nós então colocamos em prática. Os materiais que foi utilizado foi: uma
placa de isopor; 2 EVA – um marrom com uma textura, e o outro da cor bege;
estilete; revolver de cola quente; tintas rosa; amarelo, vermelha e azul e
imãs; durex; régua.
Modelo didático não finalizado mostrando os materiais que foram utilizados.
Os
procedimentos foram: como a placa de isopor era muito grande para fazermos o
modelo didático, resolvemos então recorta-la de uma forma que fosse de um
tamanho adequado para a próxima etapa que será o stop motion. Então medimos com uma régua um tamanho médio e recortamos
com o estilete, em seguida, pegamos o EVA bege e a cola quente fizemos um forro
para essa placa, e finalizamos essa parte com os acabamentos. Após, recortamos
o EVA marrom em dois, num formato de quadrado e fizemos uma borda para
representar o intestino humano e colamos com cola quente na placa de isopor.
Infelizmente não saiu da forma que queríamos, foi muito difícil de fazer essa
colagem, pois, ao colar nós não tínhamos medidos certinho no Eva e acabamos
colando de uma forma que ficou torto. Usando o isopor sobressalente recortamos
figuras geométricas para representar a interação das enzimas com o substrato
formando um produto, ou não formando se for o caso. Nessas peças que
representam a enzima e os produtos, aderimos imãs com cola quente uns aos
outros para que representasse a especificidade da enzima ao substrato, na outra
parte do projeto não colocamos a enzima lactase apenas os substratos, pois
nesse lado estamos representando o intestino de uma pessoa intolerante a lactose.
Após
feito esse modelo, nós levamos para os professores corrigirem e dar outras
possíveis sugestões de alterações. O professor Carlos sugeriu que nós
utilizássemos a escrita intolerante e tolerante no intestino fosse de uma fonte
de computador e não a mão devido as legendas estarem escritas com outra fonte.
Foi sugerido que nas legendas tivesse uma escala do tamanho dessas estruturas
para que o aluno possa ter em mente que são microscópicos e que também fosse
informado de que as estruturas do modelo não são reais as cores, que a enzima e
os produtos possuem aquele formato, que são apenas modelos demonstrativos, para
que eles possam compreender melhor o processo.
Um comentário:
Pessoal, atenção às regrinhas básicas de Português. Faltou pontuação, conjugação correta de verbos, uso inadequado de dois pontos, etc. A última frase está confusa e acaba passando uma informação incorreta sobre a representação das moléculas envolvidas.
Postar um comentário