terça-feira, 31 de maio de 2016

MODELO DIDÁTICO - Primeira Parte

Boa noite!

Nessa postagem de hoje vamos contar um pouco sobre qual é o nosso modelo didático e como foi elaborá-lo.
O modelo didático que escolhemos trata em especial da fase da Gástrula. Nós escolhemos esta fase por ser de todas as fases a mais importante por apresentar a diferenciação dos tecidos embrionários e aparecer nela o tubo digestório.
Por enquanto, pois veremos com os professores se isso será realmente possível já que a teoria costuma ser mais fácil que a prática, destacaremos os tipos de gastrulação, mostrando como elas ocorrem.
Para isso tivemos as seguintes ideias, utilizando os seus respectivos materiais:

1- Como orientado pelos professores iremos mostrar as fases antecessoras a Gástrula, usando bolinhas de isopor ocas, cortadas usando facas aquecidas (para cortar a bolinha de isopor ao meio) e moldadas com colheres aquecidas (para fazer a cavidade da Blastocele), pintadas tinta guache e para representar as células do tecido ectoderme usamos pérolas amarelas (miçangas) e coladas com super cola no isopor (o núcleo das células foi representado por um pontinho preto de canetinha).
2- A gastrulação será representada utilizando EVA amarelo e branco como suporte e pérolas amarelas, para o tecido ectoderme, e roxas, para o tecido endoderme, assim, nesse modelo mostraremos a diferenciação dos tecidos também. Os tipos de gastrulação serão representados pelos movimentos que as pérolas farão sobre suporte.
3- Representamos também a Gástrula em seu estado final da mesma maneira que fizemos para moldar as fases antecessoras à ela: usamos colheres aquecidas para moldar dessa vez o arquêntero, pintamos com tinta guache o isopor, colamos as pérolas amarelas e roxas e pintamos um núcleo com canetinha em cada uma.
4- Todas as estruturas foram indicadas usando EVA branco com seus respectivos nomes escritos.

Algumas imagens da montagem do nosso modelo:

Pesquisa para montagem do modelo didático

                                   Pintura do isopor com as cores das
                                respectivas áreas da ectoderme e endoderme

Colagem das miçangas amarelas
 no isopor para representar a ectoderme


                                                    Blástula finalizada





Espero que tenham gostado! Agora o próximo passo é o Stop Motion. O resultado final será postado aqui no blog!

Grupo: Nayana Gonzaga, Pamela Lemos, Roberta Reis e Wendell André - Turma XIII

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, atenção às regrinhas básicas de Português. Faltou pontuação, conjugação correta de verbos, etc. Achamos o texto um pouco confuso. Seria interessante lerem a postagem antes de publicá-la.