domingo, 8 de maio de 2016

Ciência Itinerante - EDP III - 2016.1


Boa Noite Pessoal!

Hoje iremos postar os resultados dos nossos primeiros trabalhos da Disciplina EDPIII, o Ciência Itinerante.  Essa experiência foi muito enriquecedora para nosso grupo, pois aprendemos a fazer sínteses de conteúdos que estudamos na graduação a fim de divulgar conhecimento a usuários de transportes públicos, futuros leitores do Ciência Itinerante.

Inicialmente nos reunimos para a escolha de dois temas que seriam atrativos para o público alvo e assim decidimos fazer um texto sobre “Como as plantas crescem”(texto 1) e o outro sobre “Por que a manteiga fica rançosa” (texto 2).

Ao confeccionar os textos tivemos dificuldades em resumir temas tão abrangentes e selecionar as informações mais significantes e escreve-las de forma clara e simples, sem perder o sentido e os conceitos dos conteúdos, mas superamos isso ao pesquisar os assuntos em introduções de artigos científicos e estudar quais dessas informações dariam um sentido mais informativo aos leitores.

Para Ilustrar os nossos textos usamos o laboratório de microscopia da UFTM e fotografamos uma lâmina do Meristema Apical vista ao Microscópio Óptico com aumento de 40x, usamos essa imagem no texto 1. E para o texto 2 ficar didático elaboramos uma imagem com a reação de formação do Triglicerídeo (TAG), com diferentes cores em cada elemento da reação, pois quando o texto explica a composição do TAG é citada a cor de cada elemento, para melhor compreensão de um leitor leigo no assunto, para isso usamos o programa Paint.

Confiram abaixo o produto final dessa experiência: os textos sobre “Como as plantas crescem” e  “Por que a manteiga fica rançosa”.
Esperamos que gostem!




Alunos:
Juliana Clara, Larissa Barberio, Luiz J. Gruppi, Manoela Lelis, Vinicius Dornfeld.


Referências:

FERRARI, Carlos Kusano Bucalen. Oxidação lipídica em Alimentos e Sistemas Biológicos: Mecanismos gerais e implicações nutricionais e patológicas Rev. Nutr. Campinas, v. 11, n. 1, p. 3-14, junho de 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52731998000100001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 23 de abril de 2016.

APPEZZATO, Beatriz da Glória; CARMELLO, Sandra Maria Guerreiro. Anatomia vegetal. 2. ed. rev. atu. Viçosa: UFV, 2006. 438p.

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, o texto foi claro e objetivo. Entretanto, apenas gostaria que fosse citado no texto que o meristema apical fotografado era de um caule. Como sabem, a organização dos meristemas apicais do caule e raiz são diferentes.