terça-feira, 31 de maio de 2016

Modelo didático – A Reação enzima substrato aplicada a intolerância a lactose.

Boa tarde Pessoal.

O nosso modelo didático tem como ideia servir como um auxilio para os alunos do ensino médio, com o objetivo de demonstrar como ocorre a degradação da lactose (um carboidrato encontrado no leite) através da reação enzima-substrato num organismo tolerante e intolerante. A partir das orientações feitas pelos nossos professores, nós pensamos num modelo bem simples e dinâmico que demonstrasse como ocorre a intolerância a lactose no intestino humano. A escolha desse tema foi a partir do nosso trabalho escrito ciência itinerante, a primeira etapa de avaliação da disciplina. Após a conclusão desse trabalho, nós iremos utiliza-lo para criar um vídeo demonstrativo utilizando a técnica de stop motion, no qual, será feita uma sequência de várias fotos que dará um movimento bem legal e demonstrativo da reação bioquímica no intestino.
O nosso trabalho consistiu em 2 etapas: primeiramente, nós buscamos ideias do que poderíamos fazer esse modelo, e a partir dessas ideias nós desenhamos de como seria feito. Após trocarmos ideias com os professores e as sugestões feita por eles, nós então colocamos em prática. Os materiais que foi utilizado foi: uma placa de isopor; 2 EVA – um marrom com uma textura, e o outro da cor bege; estilete; revolver de cola quente; tintas rosa; amarelo, vermelha e azul e imãs; durex; régua.

Modelo didático não finalizado mostrando os materiais que foram utilizados.



Os procedimentos foram: como a placa de isopor era muito grande para fazermos o modelo didático, resolvemos então recorta-la de uma forma que fosse de um tamanho adequado para a próxima etapa que será o stop motion. Então medimos com uma régua um tamanho médio e recortamos com o estilete, em seguida, pegamos o EVA bege e a cola quente fizemos um forro para essa placa, e finalizamos essa parte com os acabamentos. Após, recortamos o EVA marrom em dois, num formato de quadrado e fizemos uma borda para representar o intestino humano e colamos com cola quente na placa de isopor. Infelizmente não saiu da forma que queríamos, foi muito difícil de fazer essa colagem, pois, ao colar nós não tínhamos medidos certinho no Eva e acabamos colando de uma forma que ficou torto. Usando o isopor sobressalente recortamos figuras geométricas para representar a interação das enzimas com o substrato formando um produto, ou não formando se for o caso. Nessas peças que representam a enzima e os produtos, aderimos imãs com cola quente uns aos outros para que representasse a especificidade da enzima ao substrato, na outra parte do projeto não colocamos a enzima lactase apenas os substratos, pois nesse lado estamos representando o intestino de uma pessoa intolerante a lactose.
Após feito esse modelo, nós levamos para os professores corrigirem e dar outras possíveis sugestões de alterações. O professor Carlos sugeriu que nós utilizássemos a escrita intolerante e tolerante no intestino fosse de uma fonte de computador e não a mão devido as legendas estarem escritas com outra fonte. Foi sugerido que nas legendas tivesse uma escala do tamanho dessas estruturas para que o aluno possa ter em mente que são microscópicos e que também fosse informado de que as estruturas do modelo não são reais as cores, que a enzima e os produtos possuem aquele formato, que são apenas modelos demonstrativos, para que eles possam compreender melhor o processo.



Integrantes : Augusto Bordini , Lineker Faria, Vinicius Coradello e Tómas Veríssimo

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, atenção às regrinhas básicas de Português. Faltou pontuação, conjugação correta de verbos, uso inadequado de dois pontos, etc. A última frase está confusa e acaba passando uma informação incorreta sobre a representação das moléculas envolvidas.