terça-feira, 31 de maio de 2016

Modelo Didático - EDP III - 2016.1

Boa Noite Leitores!

Hoje a postagem é sobre o modelo didático, segunda parte da disciplina EDP III. Dessa vez o tema escolhido foi a cadeia transportadoras de elétrons, que acontece na fase final da respiração celular. Esse modelo pode ser aplicado aos alunos do segundo ano do ensino médio e tem como objetivo ser uma ferramenta interativa de ensino, que facilite a explicação e compreensão do tema.

O nosso primeiro desafio foi confeccionar o modelo didático utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso. Então optamos por utilizar o papel colorido de tamanho A4 e uma folha de papel cartão vermelho, tesoura, cola de isopor, e pincel. No papel cartão vermelho fizemos o modelo da mitocôndria com a sua membrana interna desenhada a pincel, e com os demais papeis coloridos tentamos usar cores diferentes para cada estrutura representada.

O modelo didático sobre a cadeia transportadora de elétrons funciona da seguinte maneira: o professor poderá manusear as peças sobrea mitocôndria, de tal forma que mostre o caminho do elétron nos complexos da membrana interna, até a molécula de oxigênio. Assim existe a possibilidade de movimentar o NADH, os elétrons chegando ao complexo I, o movimento do elétron em toda a cadeia transportadora, a formação da molécula de água no seu fim e também a formação de ATP pela ATP sintase.

Importante ressaltar que esse mesmo modelo será utilizado para a produção do Stop Motion, terceira parte da disciplina, que conta com o funcionamento do modelo em movimento. Para essa futura etapa o nosso principal foco nesse modelo didático será a cadeia transportadora de elétrons.


Confiram abaixo como ficou o nosso modelo didático:



Alunos: Juliana Clara, Larissa Barberio, Luiz J. F. Gruppi, Manoela Lelis, Vinicius Dornfeld.


Nenhum comentário: