sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Utilização do microscópio eletrônico na Biologia Celular

O microscópio eletrônico de transmissão (MET) é um equipamento que possibilita a obtenção de imagens com alta resolução. O MET permite obter informações da morfologia celular e é muito utilizado para o estudo de detalhes de celulares como as organelas, os sistemas de membranas, ou ainda a organização dos vírus.

Como vimos nas aulas teóricas e práticas de microscopia em nosso curso de Morfofisiologia celular e tecidual, o microscópio eletrônico trouxe grandes avanços para a Biologia Celular, pois possibilita a visualização de detalhes de estruturas celulares que não são visualizados ao microscópio óptico e muito menos a olho nu. O limite de resolução de um MET fica em torno de 40.000 vezes melhor do que a resolução do microscópio óptico e 2 milhões de vezes melhor que a resolução do olho humano.

O MET tem componentes semelhantes ao microscópio de luz, porém cada um tem seu princípio de funcionamento típico, como a fonte de energia na microscopia eletrônica é um feixe de elétrons, já na microscopia óptica é uma fonte de luz.

Esse feixe de elétrons atravessa a célula, chega a uma tela fluorescente onde forma a imagem visível sobre uma chapa fotográfica que posteriormente será revelada e ampliada, sendo chamada de micrografia.

Referências

- Biologia Celular e molecular. Junqueira e Carneiro. 7ª edição. Guanabara Koogan.

Grupo:

Natália Conceição

Luiz Fernando Alves da Silva

Paulo Roberto Faquinelli

Renata Nogueira de Medeiros

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto direto e claro relacionado com o conteúdo programático do início de nosso curso de Morfofisiologia Celular e Tecidual. É importante aproveitar as experiências ao longo do curso para elaboração de nossos textos de EDP III