segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tecido epitelial





Nas aulas do professor Carlos Araujo um dos assuntos abordados foi o tecido epitelial. Este tecido é formado por um conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, sem espaço intracelular, o que impede a entrada de microorganismos. Ele reveste externamente os vertebrados, delimita cavidades internas e forma os órgãos e glândulas. Por possuir sua camada mais externa queratinizada, evita a perda excessiva de água.

O tecido epitelial é dividido em dois grandes grupos: tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular. O segundo é constituído por glândulas que secretam substâncias importantes para o organismo, e é subdividido quanto à presença de ductos.

As glândulas exócrinas apresentam ductos que se abrem para fora do corpo ou para o interior de cavidades digestivas, são exemplos as glândulas salivares, importantes no inicio da digestão, as glândulas sudoríparas, importantes para a manutenção da temperatura corporal, entre outras; As glândulas endócrinas não possuem ductos e sua secreção é lançada diretamente na corrente sanguínea atuando nos órgãos e células, como exemplo desse tipo de glândula tem-se a tireóide, a paratireóide e a hipófise que secretam hormônios fundamentais para o funcionamento do metabolismo. Existem ainda as glândulas mistas ou anfícrinas que apresentam regiões endócrinas e exócrinas, por exemplo, o pâncreas que secreta o suco pancreático no intestino e a insulina no sangue.

FONSECA .K . Tecido Epitelial.Disponível em < http://www.brasilescola.com/biologia/tecido-epitelial.htm> Acesso em 30.OUT.2011

JUNQUEIRA,Luiz C.; CARNEIRO, José. Histologia Básica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2004. 488 p.


Tecido Epitelial. Disponível em <
http://www.mundovestibular.com.br/articles/809/1/TECIDO-EPITELIAL/Paacutegina1.html> Acesso em 30.OUT.2011



GRUPO : Larissa Freitas, Nayra Rodrigues, Bruna Petersen, Priscila Ferreira

Um comentário:

Anônimo disse...

O texto está claro, seria bom fazer uma revisão sobre os líquidos intersticiais no tecido epitelial.