segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Gametogênese


Gametogênese 

            Nas últimas aulas que tivemos com o professor Carlos foram abordados aspectos sobre a gametogênese. Esse tema nos chamou atenção, pois em uma de suas aulas o professor nos explicou sobre o processo de formação dos gametas femininos. Com base nos estudos complementares aprendemos mais detalhadamente que a mulher nasce com os ovócitos primários já formados nos ovários. Já no homem o processo de formação dos seus gametas ocorre desde o nascimento, porém sua formação intensifica-se somente na puberdade.
            Em ambos processos de formação de gametas, ocorrem sucessivas divisões mitóticas, uma vez que os primórdios celulares são diplóides. Apos o nascimento feminino ocorre na ovogênese a primeira divisão mitótica resultando em duas ovogonias, apos esse processo inicial, as células passam a sofrer diferenciação entrando no período de crescimento conhecido como ovócito primário.
A maior diferença em relação à meiose primaria da espermatogênese é que na ovogênese se formam duas células de tamanhos diferentes enquanto na espermatogênese são formadas quatro células do mesmo tamanho.
   

Ilustração:

Grupo : Jacqueline Miguel, Márcia Lopes, Michelle Silva e Stefânia Barbosa 

Um comentário:

Anônimo disse...

O texto necessita de algumas revisões como sobre a formação das ovogônias, sobre a meiose chamada de primária por vocês e sobre a formação de gametas masculinos na fase de desenvolvimetno embrionário.