domingo, 30 de outubro de 2011

Tatuagem. Como funciona?

Olá pessoal!

A pele representa cerca de 15% da massa total do corpo, desde a antiguidade o homem realiza marcas em seu corpo, a tatuagem é uma marca permanente fixada pela inserção de pigmentos sob a pele.

A pele é composta de três camadas, a epiderme, a derme e a hipoderme, a camada mais externa, a epiderme tem função de proteção, sua espessura varia de 0,3mm nas pálpebras dos olhos à 1,5mm nos pés, já a derme é composta de tecidos conectivos, capilares e receptores sensoriais, enquanto a hipoderme contem glândulas sudoríparas, vasos sanguíneos, raízes dos folículos pilosos e células adiposas.

A tatuagem é considerada uma ameaça pelo sistema imune, para isso coloca-se a tinta em uma camada especificada da pele, se a tinta for depositada no tecido subcutâneo cairá na corrente sanguínea, se ficar muito superficial a pele se regenera e a tatuagem desaparece, para realizar a tatuagem a tinta é depositada na derme.

As máquinas de tatuagens perfuram a pele mais de 3 mil vezes por minuto, assim que a tinta é depositada na derme, os mastócitos do sistema imune envolvem o pigmento e os mantém no lugar, as células da pele são constantemente substituídas e para que o pigmento tenha resistência permanente conta com a ajuda dos fibroblastos, que formam um tecido conjuntivo e da proteína colágeno. A tinta é envolta na derme por uma rede de fibroblastos e pelo colágeno, já os mastócitos são responsáveis por mantê-la no lugar, basicamente funciona como uma cicatriz.

É possível remover tatuagens, o método mais eficiente é a remoção à laser, que excita os átomos levando-os a um alto nível de energia criando calor concentrado. Na remoção, a cor do laser é calibrado no comprimento da onda da cor da tatuagem, quando atinge a derme desfaz os pigmentos em pedaços menores, alguns pigmentos sobem para a superficie e descamam, outros caem no sangue e são degenerados pelo sistema imune do corpo.


Referências

JUNQUEIRA. L. C. & CARNEIRO. J. Histologia Básica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

TATUAGEM BRASIL, Disponível em: http://www.tatuagem.com.br Acesso em: 27 de outubro, 2011.


Grupo: Angelo Alves, Jean de Almeida, Julian Cristian, Leandro Rodrigues e Marcos Gomides.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poderia ser feito uma relação maior entre a tatuagem, derme e o conteúdo de Histologia trabalhado nas aulas teóricas e na prática.