sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Utilização do microscópio óptico na Biologia Celular


Em algumas aulas de Morfofisiologia Celular e Tecidual e Anatomia Vegetal pudemos trabalhar com a microscopia óptica. Percebemos que estas atividades sincronizam EDP III com as matérias específicas do 3º período, mostrando a importância de conhecer e saber manipular o microscópio óptico para visualização de materiais biológicos.

O microscópio óptico é composto de uma parte mecânica (base, braço, mesa, botões macro e micrométrico e o charriot) e uma parte óptica constituída de três lentes: condensador, objetiva e ocular. O aumento da imagem observada é dado pelo aumento da objetiva (4x, 10x, 40x ou 100x) multiplicado pelo aumento da ocular (10x ou 20x), esta última amplia o material observado, enquanto a objetiva aumenta o limite de resolução que é capacidade de diferenciação entre dois objetos muito próximos.

A visualização das imagens dos materiais nas lâminas é facilitada pela utilização de diversas técnicas de coloração como vimos no estudo da mitose em raízes de cebola com lâminas permanentes ou pela presença de algum pigmento natural como clorofila no cloroplasto da Elódea.

Referências

- Biologia Celular e molecular. Junqueira e Carneiro. 7ª edição. Guanabara Koogan.

- Roteiros de aulas práticas de Morfofisiologia Celular e Tecidual.

Grupo:

Natália Conceição

Luiz Fernando Alves da Silva

Paulo Roberto Faquinelli

Renata Nogueira de Medeiros

Nenhum comentário: