segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tricomas x emergências x acúleos




Em algumas aulas de células e tecidos vegetais com a professora Flávia Lima, aprendemos sobre a epiderme, o tecido mais externo dos órgãos vegetais em crescimento primário. Ela está sujeita a modificações por ficar em contato direto com o ambiente.

Os apêndices epidérmicos são protuberâncias da epiderme, que comumente são chamados de tricomas.

Eles possuem um grande valor para a taxonomia, tanto que algumas espécies de plantas são facilmente reconhecidas pelo tipo de tricoma que apresenta (p. ex. Solanaceae).

Esses tricomas podem ser encontrados em qualquer órgão da planta e podem ser classificados em:

-Tectores ou não glandulares: “Estes tricomas têm capacidade de absorver água e sais da atmosfera “1 .

-Glandulares: é a forma mais simples de classificação, está relacionado com a secreção de substâncias, por exemplo, resinas, água e mucilagem.

Há outras estruturas muito parecidas com os tricomas, mas com denominações diferentes. Uma delas são os acúleos: projeções na superfície da planta, sobretudo no caule, é pontiagudo, semelhante a um espinho, porém não possui ligação com o sistema vascular do caule o que o difere do espinho. É formado por lignina ou por substâncias inorgânicas impregnadas junto à parede celular, o que lhe dá o aspecto enrijecido, destaca-se com muita facilidade, sua função é a de defesa, é comum nas rosas (Rosaceae).

Outra estrutura que pode ser confundida com os tricomas são as emergências, que são estruturas complexas e podem apresentar em sua estrutura, além das células epidérmicas, células do tecido subepidérmico assim como os tricomas em alguns casos.

Referências Bibliográficas:

1. 1. PEZZATO-DA-GLÓRIA, B. & CARMELLO-GUERREIRO, S.M. 2003. Anatomia Vegetal. Ed. UFV - Universidade Federal de Viçosa. Viçosa.

2.CASTRO,N. Epiderme. Disponível em <http://www.anatomiavegetal.ib.ufu.br/exercicios-html/Epiderme.htm> .Acesso 27.OUT.2011


GRUPO: Larissa de Freitas, Nayra Rodrigues, Bruna Petersen, Priscila Ferreira

Nenhum comentário: