sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Câncer - Como nosso organismo se comporta?

O nosso corpo é composto por milhões de células que são reproduzidas por muitas divisões celulares, um processo controlado que é responsável pela formação de nossos tecidos saudáveis, que crescem e quando necessário se regeneram.
O nosso organismo pode renovar e reparar a si mesmo, porém alguns deslizes podem acontecer durante esses processos, fazendo com que células cresçam e se dividam mais do que o normal.
Quando esses problemas com as células acontecem, pode – se desenvolver em nosso organismo a doença que é a principal causa da morte do ser humano nos últimos tempos, o Câncer.
Vamos entender o que ocorre com as células, como estas se proliferam e invadem diferentes tecidos. As células devem manter um comportamento organizado de acordo com as necessidades de nosso organismo. E quando isto não acontece... essas células perdem a capacidade de limitar e controlar o seu próprio crescimento passando, então, a multiplicarem-se rapidamente sem nenhum controle, podem ainda invadir locais inadequados. Uma grande “metamorfose” não ocorre no nosso organismo quando somente uma célula for prejudicada, mas sim quando uma única célula se divide incontrolavelmente dando origem a outras células – filha que se comportam da mesma forma, podendo haver alguns clones dessas células, criando uma grande alteração genética no nosso organismo, o resultado disso, é o câncer, que pode se manifestar como processos inflamatórios, infecciosos ou mesmo um crescimento celular originando o que chamamos de Tumor, que pode ser maligno ou benigno dependendo de suas propriedades hereditárias.



http://www.ache.com.br/Corp/oncologia-canceraz.aspx
Acima podemos observar uma imagem que mostra como se dá a formação do tumor.


O tumor dito benigno é aquele que suas células que tem somente sua primeira progênie se proliferando e que se mantém unidas em uma mesma massa.


O tumor maligno é aquele que suas células se proliferam rapidamente e por diversos locais do nosso corpo, como por exemplo, outros tecidos e órgãos através da circulação sanguínea formando mais tumores, pode também acontecer às metástases.


O que são as metástases?


A metástase pode ser dita como a disseminação do câncer por diversos tecidos, o tumor já existente pode se multiplicar por células vizinhas e até para outros tecidos do nosso corpo mais longe da primeira célula com mutação, através da circulação sanguínea, fazendo com apareçam outros tumores, originados do primeiro tumor. E quando mais o câncer se espalhar pelo corpo mais difícil será sua erradicação. A seguir o processo da metástase explicado na imagem:



http://eltondacostabiologia.blogspot.com/2011/04/como-surge-um-cancer.html


Alvéolo pulmonar saudável



Alvéolo Pulmonar com células cancerígenas



Espero que gostem, pois é um assunto muito discutido atualmente e muitas pessoas não conhecem como se dá a formação do câncer.




Obrigado,



Camila de Oliveira Assugeni, Camila Nascimento, Milene Santos, Leticia Gobbi e Samuel Arantes.

Referências Bibliográficas:




ALBERTS, Bruce, BRAY, Dennis, JOHNSON, Alexander, et all. Fundamentos da Biologia Celular. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 1999. 755p.
FUTUYMA, Douglas J. Biologia Evolutiva. 2a edição. Ribeirão Preto, Sociedade Brasileira de Genética/CNPq, 1992. 631p. UNIFIEO: 575.8/F996b/2.ed.e.2

BROWN, Terry A. Genética: Um Enfoque Molecular. 3a edição. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1999. 336p.

Sites:
http://www.jornalpequeno.com.br/2009/2/2/Pagina97892.htm http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/2102/biologia-do-cancer http://mentesemevolucao.blogspot.com/2011/05/micro-fotos-do-interior-do-corpo-humano.html
Todos acessados em 28 de Outubro de 2011

Nenhum comentário: