domingo, 30 de outubro de 2011

Comprovando a Osmose

Composta por lipídeos, proteínas e fósforo a membrana plasmática permite o isolamento do meio interno ao meio externo, controlando a movimentação de qualquer substância. A bicamada fosfolipídica não possui muita afinidade com a água, e isso permite o isolamento entre os dois meios, enquanto as proteínas permitem o trânsito das substâncias.

O transporte de substâncias pode ser ativo ou passivo, neste caso, falaremos do transporte passivo, observando a osmose, que é caracterizada pelo transporte de água sem gasto de energia.

Para observarmos a osmose, construímos um osmômetro, utilizando uma batata e NaCl (sal de cozinha). Realizamos então uma cavidade na batata e adicionamos o sal (NaCl), representado na figura 1. Com este procedimento criamos um meio com muito soluto, chamado de meio hipertônico, mais concentrado, com isso as células da batata passaram a ficar menos concentradas, com menos soluto e mais solvente, a tendencia é o lado que possuir mais água perder para o lado que possui menos água. a figura 2 comprova a atividade osmótica.

Quando nos referirmos ao solvente a terminologia será osmose, portanto, as imagens representam que a batata perderá água naturalmente para meio, porém, ao adicionarmos NaCl na cavidade forçamos a batata a perder mais água do que ela normalmente perderia, a medida que a batata vai perdendo água, o sal começa a ficar úmido, isso mostra que a batata se encontra hipotônica em relação ao sal, com isso suas células vão perdendo água até atingir a isotonicidade entre os meios. Após 4 horas de intervalo, a grande quantidade de água na cavidade prova que ocorreu uma intensa atividade osmótica.

Referência:

JUNQUEIRA, Luiz Carlos; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

Grupo: Angelo Alves, Jean de Almeida, Julian Cristian, Leandro Rodrigues e Marcos Gomides.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poderíamos relacionar o texto com o conteúdo programático visto nas aulas teóricas e na prática de osmose. È importante ressaltar que a membrana plasmática é seletivametne permeável.