segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fototropismo, sabem o que é?



Fonte : http://www.colegioweb.com.br/biologia/fototropismo.html


Fototropismo é o crescimento do vegetal através da influencia da luz. O positivo ( por exemplo, o caule) é o crescimento em direção da luz e o negativo( raiz) é o crescimento contrario a luz.
A influência da luz faz com que as auxinas que estão dispostas do lado escuro, sejam redistribuídas, por isso que no caule o lado escuro cresce rapidamente, pois apresenta maior concentração de auxinas e na raiz o crescimento cessa por apresentar uma grande concentração de auxinas
Um exemplo é o girassol, que se move de acordo com o nascer e o por do sol.
Qualquer tipo de luz que incida sobre as plantas ativa um hormônio de crescimento chamado acido indolilacético, e a noite na ausência de luz para estimular o crescimento, a planta volta à sua posição normal.
Esse movimento só dura até o vegetal florescer, pois depois a planta permanece sempre virada para o leste. Acredita-se que o movimento acaba porque o florescimento inibe a ação dos hormônios responsáveis pela atração solar.

(Fototropismo e Heliotropismo sao sinônimos)

Fonte:

http://super.abril.com.br/ciencia/girassol-acompanha-movimento-sol-439881.shtml

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/117

http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A08girassol.htm

2 comentários:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, as referências que vocês disponibilizaram não correspondem ao texto postado além de nao serem sites recomendados por nós. A questão do fototropismo positivo com o caule não dá a definição clara do termo, na verdade, significa que o movimento se dá na direção do estímulo. Fiquem atentos para a elaboração dos próximos textos.

Unknown disse...

Mt obg