A diabete mellitus, seu nome mais usual, é uma doença relacionada ao defeito na secreção ou na ação da insulina, hormônio produzido no pâncreas para regular a taxa de glicose (açucar) no sangue.O distúbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves consequências,como por exemplo: amputações não traumáticas de membros inferiores, cegueira irreversível e de doença renal crônica terminal, ela pode surgir rapidamente ou se instalar lentamente. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes cerca de 4% da população mundial tem diabete, e metade dos doentes não sabe disso. Vivemos em um mundo de fast food e estresse, e o número de pessoas com diabete está aumentando a cada dia. A doença não tem cura, mas é possível retardar seus efeitos com tratamento médico e adoção de hábitos saudáveis, implementar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos ajuda a melhorar a qualidade de vida do indivíduo doente.Tipos de diabete
Tipo 1 - Acomete crianças e jovens. Tem como características a destruição de células produtoras de insulina. Há a necessidade de injeção do hormônio desde o diagnóstico.
Tipo 2 - A mais comum, acomete mais adultos na meia-idade. Tem como característica a diminuição da secreção de insulina, hormônio responsável pelo controle do nível de glicose circulante, aliada à resistência dos tecidos à sua ação.
Gestacional - Acomete grávidas. Entende-se que os hormônios da gravidez provocam resistência a insulina. Com isso há mais chances de aflorar uma diabete que a paciente já tinha predisposição a ter. O quadro pode se reverter após o parto, mas também existe a possibilidade de voltar em outra gravidez, e é um fator de risco para a diabete 2.
Outros tipos -É quando a diabete está associada a várias doenças, como tumores no pâncreas, pancreatite crônica, uso de medicamentos e outras doenças endócrinas, entre outras causas mais raras.
O tratamento medicamentoso da diabete é gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Referências Bibliográficas:
Revista. Planeta, conheça o mundo, descubra você. Fev-2011-Ano39. Edição461http//:www.diabetes.org.br
Imagem: eev.com.br
Um comentário:
Pessoal, o texto esta coerente porem é interessante deixar nas proximas postagens as impressoes pessoais, ou seja, o que voces acharam do texto, ok?
Postar um comentário