quinta-feira, 26 de maio de 2011

CIGARRO!

HOJE VOCÊ O ACENDE. AMANHÃ ELE TE APAGA!


Fonte: http://www.mdig.com.br/imagens/diversos/1746.jpg

Segundo o Instituto nacional de Câncer (INCA), câncer é o crescimento exacerbado e desordenado de células que perdem a capacidade de exercer suas funções no organismo de um corpo. Essas células se multiplicam mais rapidamente do que o tecido original que lhe deu origem.A forma como o câncer vai se manifestar depende basicamente do tipo de célula que sofreu essas alterações e o local ou órgão do corpo onde isso aconteceu. O câncer pode estar relacionado a fatores externos (hábitos de vida, condições do ambiente) e/ou internos (condições genéticas pré-determinadas).

O câncer de pulmão vem apresentando aumento na sua incidência, e é considerado o mais letal de todos os cânceres. Ele está diretamente associado ao consumo de derivados do tabaco. O tabagismo causa danos nefastos aos pulmões, lesando alvéolos pulmonares, devido ao grande número de substâncias tóxicas em sua composição. Sabe-se que ex-fumantes ainda correm o risco de desenvolver doenças cardiovasculares relacionadas ao tabagismo, o que comprova que os danos causados são irreversíveis. “É como se o cigarro “carimbasse” o DNA das células do sistema respiratório, promovendo alterações genéticas significativas. Quanto maior a exposição ao cigarro, mais extensas serão as alterações genéticas.” (VEJA, 2007).

É preciso investir em políticas públicas eficientes de conscientização acerca das consequência dos hábitos tabagistas, mas campanhas que gerem mudanças efetivas no estilo de vida.

Referência:

2 comentários:

Jacqueline Manzan disse...

Caramba...E o pior é que muitas vezes nas embalagens de alguns cigarros sempre aparecem alguma foto ou alguma coisa que mostra o estrago que ele pode causar e as pessoas continuam com esse hábito...

Vera Lúcia. disse...

Pessoal,lendo o texto de vocês nos deparamos com construções mal formuladas como:
1. "funções no organismo de um corpo", este trecho ficou estranho, poderia ter escrito somente: funções nmo organismo;
2.o último parágrafo ficou incompleto ou a frase não foi bem formulada.