sábado, 28 de maio de 2011

DROGAS PSICOTRÓPICAS NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Como futuros educadores é importante o conhecimento de um dos graves problemas de violência escolar, o uso de drogas, pois isto implica em riscos e consequências sérias tanto para o usuário quanto para as pessoas que se aproximarem dele.
A imagem a seguir representa algumas funções do sistema nervoso central.


Imagem:McCRONE,JOHN. Como o cérebro funciona. Série mais ciência. São Paulo, Publifolha, 2002.

As drogas psicotrópicas são substâncias químicas que agem principalmente no sistema nervoso central, alterando seu funcionamento como na mudança de percepção, de humor, no comportamento e na consciência, pois agem diretamente na atividade metabólica dos neurônios, podendo causar além da morte celular a degeneração do sistema nervoso central. Estas drogas podem ser classificadas como depressoras: álcool, inalantes (cola de sapatateiro, éter, esmalte, etc.), medicamentos (sedativos, afetaminas, tranquilizantes, etc.) e o ópio; estimulantes: cocaína, nicotina e ecstasy; perturbadoras: maconha, LSD (ácido lisérgico), plantas alucinógenas, etc.

Um organismo submetido continuamente a estas drogas desenvolve dependência em relação a elas, e quando tenta deixar de usá-las, surgem manifestações graves como a síndrome de abstinência tais como a insônia, ansiedade, irritabilidade, náusea, agitação, taquicardia e hipertensão, que podem até causar sua morte. Além dos prejuízos no âmbito da saúde, que são irreparáveis e muitas vezes incontroláveis, há um prejuízo imensurável no que diz respeito à vida social, familiar, emocional e psicológica da pessoa.

Dessa maneira, torna-se essencial o desenvolvimento de intervenções complementares, voltadas para a prevenção, incluindo trabalhos direcionados para os demais aspectos que envolvam o uso de drogas, ou seja, o indivíduo e o meio social em que se encontra.

Referências:

PAULINO, Wilson. Drogas. São Paulo, Ática, 2001.

Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext

2 comentários:

Daniel Leonardo Ferreira disse...

Muito interessante Sandra! Bom para aqueles que abusam dos psicotrópicos darem uma analisada!

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, a referência do scielo que voces postaram nao nos permitiu ter acesso a fonte (ao texto do qual vocês se apoiaram) assim, peço que façam a citação correta senao fica dificil analisarmos e comentarmos as produções de vocês.